Turquia propõe criação de grupo de trabalho para normalizar relações com Rússia

© Sputnik / Aleksei Nikolsky / Acessar o banco de imagensPresidente da Rússia Vladimir Putin e presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, novembro de 2013
Presidente da Rússia Vladimir Putin e presidente da Turquia Recep Tayyip Erdogan, novembro de 2013 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Ancara propõe a criação de um grupo de trabalho para a normalização das relações russo-turcas, informou nesta segunda (30) a agência turca Anadolu, citando o chanceler Mevlut Cavusoglu.

Antes, o presidente russo Vladimir Putin dissera que a Rússia é a favor do restabelecimento das relações com a Turquia e espera passos concretos de Ancara neste sentido. Ele também acrescentou que isso inclui desculpas oficiais do lado turco e a compensação de danos causados pelo abate de um caça russo.

"Putin disse que espera a iniciativa de lado turco neste sentido, por isso decidimos propor a criação de um grupo de trabalho conjunto para acordar os passos seguintes", disse Cavusoglu aos jornalistas em Antalya.

Como exemplo de normalização das relações bilaterais o chanceler recordou a cooperação turco-israelense.

"Será que nós não negociamos com Israel? As reuniões são realizadas ao nível diplomático. Para quê? Para conversar sobre os passos seguintes nas relações bilaterais. A mesma coisa nós decidimos propor à Rússia. Vamos estabelecer o diálogo nos níveis formais e informais e elaborar o "ponto ideal". Isto não é uma questão insolúvel", acrescentou o ministro.

O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, ao comentar a proposta de Cavusoglu, disse que o grupo de trabalho não vai resolver todos os problemas.

"Isso pode fazer somente a liderança turca, da qual esperamos que empreenda  os passos concretos mencionadas pelo presidente Putin em Atenas", afirmou o representante do Kremlin.

Vladimir Putin - Sputnik Brasil
Putin: Rússia deseja restaurar relações com Turquia e espera por iniciativas de Ancara
As relações entre Moscou e Ancara estão em crise desde 24 de novembro de 2015. Nessa altura, um avião russo Su-24 foi derrubado por um caça turco no espaço aéreo sírio. A Turquia alegou ter abatido a aeronave russa porque esta haveria violado o espaço aéreo turco. Tanto o Estado-Maior russo quando o Comando de Defesa Aérea da Síria confirmaram que o bombardeiro russo nunca entrou no espaço aéreo da Turquia.

O presidente russo, Vladimir Putin, chamou o ataque de "punhalada nas costas". As autoridades de Moscou exigem uma investigação, mas o governo turco não tomou medidas firmes até agora.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала