De acordo com a agência, perto da cidade de Debaltsevo permanecem as forças da segurança ucranianas apoiadas por veículos blindados.
"Este (avanço) aconteceu na região de Logvinovo (perto de Debaltsevo), que está sob controle da milícia popular de RPD. Os combates na região ainda continuam", afirmou Eduard Basurin, segundo comandante das forças de Donetsk.
A RPD surgiu como uma entidade política com administração própria no Leste da Ucrânia (na região chamada de Donbass) em meados de 2014, poucos meses depois do golpe de Estado na Ucrânia e da reintegração da Crimeia na Rússia. Junto com outra entidade autoproclamada, a República Popular de Lugansk (RPL), ela começou, naquela altura, a formar uma resistência aos golpistas. O governo de Pyotr Poroshenko, ainda transitório naquela primavera, lançou uma ofensiva que chamou de "operação antiterrorista".
A cidade de Debaltsevo ficou no epicentro do conflito em Donbass no período de janeiro a fevereiro de 2015. Naquele tempo, as forças da milícia popular conseguiram cercar as forças de segurança da Ucrânia, matando vários soldados ucranianos.