O último aviso foi feito no domingo durante a cúpula de ASEAN, realizada em Vientiane (capital do Laos) durante uma reunião entre ministros das Relações Exteriores da China e da Coreia do Sul.
(3rd LD) China, N. Korea's top diplomats hold talks during ASEAN meetings https://t.co/WxI1x83doO
— Yonhap News Agency (@YonhapNews) 25 июля 2016 г.
"A decisão recente da Coreia do Sul prejudicou o estabelecimento da confiança mútua entre os dois países", disse o representante chinês Wang Yi ao seu homólogo sul-coreano Yun Byung-se, de acordo com a agência de notícias Yonhap e o canal KBS.
A agência acrescenta que Wang culpou Seul da deterioração da situação e pediu "medidas práticas" para revertê-la.
A Coreia do Sul e os Estados Unidos afirmam que, por meio deste acordo, apenas procuram se defender dos mísseis norte-coreanos, mas não conseguiram convencer a China e a Rússia.
A Coreia do Norte aumentou o número de lançamentos de mísseis nos últimos meses, o que levou Seul a aceitar a proposta estadunidense de instalar o escudo, que Washington tinha exigido durante anos.
Segundo o representante do Ministério da Defesa sul coreano, o deslocamento do sistema THAAD vai proteger as usinas nucleares, tanques de armazenamento de petróleo e as instalações militares sul-coreanas.
Por sua vez, a Coreia do Norte ameaçou com uma "ação física", em resposta a estes planos norte-americanos na Coreia do Sul.