Como Rússia pode usar base militar em Tartus, Síria

© Sputnik / Grigori Sysoev / Acessar o banco de imagensMarinheiros do cruzador de mísseis pesado russo Pyotr Veliky durante a estadia do navio no porto de Tartus, Síria (foto de arquivo)
Marinheiros do cruzador de mísseis pesado russo Pyotr Veliky durante a estadia do navio no porto de Tartus, Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Nos siga no
A Rússia precisa da base militar na cidade portuária síria de Tartus para proteger os seus interesses nacionais, mas isso parece irritar fortemente os EUA.

Marinheiros do cruzador de mísseis pesado russo Pyotr Veliky durante a estadia do navio no porto de Tartus, Síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Rússia tenciona criar base naval na Síria
A base militar russa pode ajudar o país de neutralizar ameaças, melhorar a sua posição no Oriente Médio, reforçar a sua defesa e política externa, bem como prestar assistência técnica e logística às forças da Marinha russa presentes no Mediterrâneo…

Esta visão da situação atual foi partilhada por especialistas russos e estrangeiros com a mídia russa, inclusive com a agência Sputnik.

Nomeadamente, esta é a opinião de George Messi, chefe do departamento de relações internacionais da Universidade Americana de Ciência e Tecnologia em Beirut (Líbano), que ele partilhou com a RIA Novosti:

"Se a Rússia mais uma vez quer desempenhar um papel de relevo na área internacional, ela precisa desta base, primeiramente para proteger os seus interesses. <…> Os Estados Unidos possuem bases em todo o mundo. Por que razão a Rússia não pode ter pelo menos uma base no Oriente Médio?".

Sistema de mísseis antiaéreos S-300 - Sputnik Brasil
Rússia enviou S-300 à Síria após interceptar planos dos EUA de atacar bases sírias
O editor-chefe do jornal National Defense, Igor Korotchenko, tem uma opinião semelhante, descrevendo à Sputnik a decisão russa de instalar a base em Tartus como um "ato de poder". O especialista acha que a base ajudará ao país a proteger os seus interesses nacionais e melhorar a a sua posição no Oriente Médio.

Além disso,  Korotchenko crê que a base em Tartus permitirá prestar assistência técnica e logística às forças da Marinha russa presentes no Mediterrâneo. Juntamente com a base aérea de Hmeymim, a base em Tartus "reforçará a defesa da Rússia e a sua política externa", ajudando, ao mesmo tempo, a neutralizar qualquer tipo de ameaças.

Ensaio da Parada da Vitória na base aérea russa de Hmeymim, Síria - Sputnik Brasil
Rússia: é preciso proteger militares russos na Síria contra 'erros' americanos
Ele explicou que os EUA estão contra a base russa em Tartus primeiramente porque esta está localizada perto de Incirlik, onde estão militares da OTAN. Em termos militares e estratégicos, a criação da base russa em Tartus é algo extremamente perigoso para Estados Unidos e Israel. “É uma surpresa desagradável da parte de Moscou”, disse.

George Messi notou também que Washington não está feliz com a base russa no território sírio porque é isso é um ponto de discórdia entre os dois países, seja quem for o novo presidente.

"Os americanos devem compreender que não estamos em 1990. A Rússia é mais forte agora. O Ocidente, em particular os EUA, devem admitir que Moscou acabou de criar uma nova realidade militar e política", notou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала