O Ministério das Relações Exteriores russo e as autoridades da Sacalina estão trabalhando em um plano de atividade econômica conjunta com o Japão nas Ilhas Curilas, que pertencem à região da Sacalina, disse o governo local em um comunicado na quinta-feira (29).
"O documento com os passos detalhados será apresentado ao lado japonês em um futuro próximo", diz o comunicado.
O comunicado também refere que as medidas para atividade econômica conjunta, propostas pelo governo da Sacalina, tinham sido discutidas no Ministério das Relações Exteriores russo juntamente com outras medidas que as autoridades regionais poderiam tomar para facilitar a implementação dos acordos alcançados durante a recente visita do presidente russo, Vladimir Putin, ao Japão.
As Ilhas Curilas, localizadas entre a ilha de Sacalina russa e a ilha de Hokkaido japonesa, são objeto de uma longa disputa territorial entre a Rússia e o Japão. O Japão reivindica as ilhas de Kunashir, Iturup, Shikotan e o grupo de ilhéus Habomai. A disputa territorial impediu a assinatura de um tratado de paz entre a Rússia e o Japão após a Segunda Guerra Mundial.