Departamento de Estado dos EUA: manobras navais russo-filipinas não são problema

© AP Photo / Susan Walsh, FileJohn Kirby, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA
John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
Os EUA não se opõem aos possíveis exercícios navais da Frota do Pacífico da Marinha russa com a Marinha filipina, informou o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA John Kirby na terça-feira (03).

Para ilustração: Jovem patriota durante eventos em homenagem do 90o aniversário do navio Kruzenshtern, em Kaliningrado - Sputnik Brasil
Mídia dos EUA diz que Rússia está se preparando para guerra
Esse anúncio foi feito após a chegada do destróier russo Admiral Tributs e do petroleiro Boris Butoma às Filipinas, na terça-feira, com objetivo de participarem de manobras navais com quatro dias de duração.

"Acho que vou permitir aos governos filipino e russo falarem ao nível das suas relações bilaterais na área da defesa", frisou Kirby.

O representante oficial norte-americano acrescentou que "as relações exteriores não são binárias":

"Essas escolhas que os países precisam fazer não são escolhas binárias, e cada nação tem o direito de desenvolver as relações bilaterais que escolher", informou Kirby aos jornalistas durante um briefing.

Futuro presidente filipino, Rodrigo Duterte, durante sua campanha eleitoral em Manila, Filipinas, May 7, 2016. - Sputnik Brasil
Presidente das Filipinas pode ter parentes ligados com Daesh
Ao mesmo tempo, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA acrescentou que, caso aconteçam, as manobras "não afetarão a forma como vemos a importância das nossas relações bilaterais com as Filipinas".

Em outubro do ano passado, o presidente filipino Rodrigo Duterte informou que seu país poderia construir uma aliança com a Rússia e a China nas áreas da economia e defesa. Mais tarde, em 20 de novembro de 2016, Duterte anunciou que enviará à Rússia o chanceler e o ministro da Defesa do seu país no âmbito dos preparativos para sua visita a convite do presidente russo Vladimir Putin.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала