"Este navio sobreviveu várias épocas. Ele foi testemunho de acontecimentos que aconteceram na época do Império Russo e Otomano, bem como da Turquia republicana", acrescentou Ceylan.
Segundo o mergulhador, membros da comunidade realizam regulamente pesquisas em várias partes do lago que visam desvendar mistérios invisíveis ao olho humano.
Van Gölü'nde bir ilk: Batık Rus gemisi bulunduhttps://t.co/I2NW68CaDC pic.twitter.com/cStWtwfR7w
— 32.Gün (@32gunTV) 12 de janeiro de 2017
"A pesquisa descreve que quando a Rússia tomou o controle destes territórios, durante a Primeira guerra Mundial, no estaleiro local, foram construídos três navios para transporte de cargas entre os amarradouros do lago. Há também informação de que o primeiro navio tenha sido completamente destruído pelo fogo, o outro se deteriorou e o terceiro, nomeado Akdamkar, capaz de transportar até 200 toneladas, naufragou ao chocar com rochas", comunicou Ceylan.
Em busca de comprovar antigas documentações, os pesquisadores decidiram verificar a teoria e encontraram o navio durante a pesquisa submarina.
Van Gölü'nde batık gemi bulundu @anadoluajansi https://t.co/nFQRxTPvg5
— Ali Fuat Duatepe (@alifuatduatepe) 12 de janeiro de 2017
"Apesar de ter sido construído em 1915, ele está em boa forma. O navio possui 40 metros de comprimento e seu mastro é de 6 a 7 metros", acrescentou o mergulhador.
#Van Gölü'nde 40mt uzunluğunda batık gemi bulundu. pic.twitter.com/UHyGyKxieo
— KARDEŞLİK PORTALI (@Sondakika_Amed) 12 de janeiro de 2017
Segundo ele, esta foi a primeira vez que pesquisadores encontraram um navio no lago Van. Tal descoberta pode contribuir para o desenvolvimento do turismo submarino na região, concluiu.