"Devido ao papel geral da OTAN, desde os bombardeamentos ilícitos da Sérvia sem a decisão correspondente do Conselho da Segurança da ONU e acabando com o anexo 11 ao plano de Ahtisaari, que define a OTAN como ‘o poder em última instância no Kosovo e Metohija’, a Skupstina (parlamento) toma a decisão de proclamar a neutralidade militar da Sérvia em relação às alianças militares existentes até à realização de um possível referendo em que seja tomada a decisão final sobre este assunto", diz a Resolução.
"Neste caso é melhor usar a Constituição, por que seu pcaráter de funcionamento é mais longo do que o de uma lei. Se fosse aprovada uma lei, em caso de mudança do poder, e sua obtenção de uma maioria na Skupschina, ela pode ser facilmente alterada. Se essas decisões forem inscritas na Constituição, tudo isso seria diferente", disse Ivosevic à Sputnik Sérvia.
"O procedimento de alteração da Constituição é um trabalho complexo que exige uma profunda discussão pública. Já uma declaração pode ser anulada apenas por vontade dos políticos", informou Andjelkovic.
"A aprovação de uma lei dessas neste momento poderia melhorar a situação da Sérvia, incluindo a situação econômica. A adesão a qualquer aliança militar determina automaticamente o vetor de desenvolvimento das relações econômicas", acrescentou Prorokovic.
#Serbia 'needs' Russia and China to help Belgrade cement its neutrality https://t.co/OVz3IXu21y pic.twitter.com/YZ60Bk2kqE
— Sputnik (@SputnikInt) 17 de janeiro de 2017
Uma das questões chave é a disposição das principais potências em reconhecer a neutralidade da Sérvia. Segundo Prorokovic, se a Rússia e a China fizessem isso, seria o bastante para que o estatuto da neutralidade da Sérvia fosse reconhecido, enquanto a Rússia e a China receberiam um estímulo adicional para defendê-lo no futuro.
"Está previsto que em caso de sua neutralidade ser ameaçada, o Turcomenistão receba automaticamente o apoio da ONU", aponta o analista.
Hoje em dia, o Partido Democrático da Sérvia, junto com o Partido Popular da Sérvia e o Movimento Dveri (Portas), se manifesta a favor da fixação da neutralidade da Sérvia a nível de lei.