"O comando das Forças Armadas da Ucrânia continua aumentando sua presença militar na linha de contato, violando todos os acordos prévios. Segundo dados da nossa inteligência, o adversário deslocou lançadores múltiplos de foguetes Grad para perto do povoado Zamozhnoe, localizado a um quilômetro da linha de contato", afirmou Basurin.
Ele acrescentou que as autoridades militares ucranianas reposicionaram uma parte de suas subdivisões para o sul da república.
No fim de janeiro, as milícias independentistas de Donetsk e Lugansk e autoridades ucranianas confirmaram que a situação em Donbass se agravou. As partes do conflito trocam acusações entre si pelo aumento de intensidade dos bombardeios e pelas tentativas de atacar na linha de demarcação na região de Donetsk.
Anteriormente, um responsável do Ministério da Defesa ucraniano comunicou que "metro a metro, passo a passo, quando possível, os nossos soldados avançam heroicamente". Por sua vez, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, afirmou que tais declarações comprovam a ofensiva das Forças Armadas ucranianas, ações que violam os acordos de Minsk.