Alemanha pede ajuda a Washington para resolver briga com Turquia

© AP Photo / Emrah GurelAvião de transporte dos EUA na base aérea da OTAN em Incirlik, na Turquia
Avião de transporte dos EUA na base aérea da OTAN em Incirlik, na Turquia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O Ministro das Relações Exteriores da Alemanha Sigmar Gabriel pediu aos EUA apoio no conflito com a Turquia ligado à base militar de Incirlik durante o encontro com seu homólogo norte-americano Rex Tillerson, noticia a agência Reuters.

Ministra da Defesa da Alemanha, Ursula von der Leyen, discursa para militares alemães na base aérea de Incirlik, na Turquia (arquivo) - Sputnik Brasil
Turquia proibiu visita de alemães a Incirlik por medo de apoio a grupo extremista
Mais cedo, havia sido informado que a Turquia, um dia antes da visita planejada de deputados alemães à base de Incirlik, comunicou ao Ministério das Relações Exteriores alemão sobre a impossibilidade da viagem. Em seguida, a chanceler alemã Angela Merkel disse que a Alemanha continuaria buscando uma alternativa à base em países-vizinhos da Turquia para transferir suas tropas.

"Voltamos a pedir ajuda aos EUA nas negociações com a Turquia… Como somos parceiros na OTAN, é pouco razoável exercermos pressão uns sobre os outros", afirmou Sigmar Gabriel após o encontro, citado pela agência.

Coletiva de imprensa entre Donald Trump e Recep Tayyip Erdogan em 16 de maio, 2017 - Sputnik Brasil
Trump manifesta apoio à Turquia na luta contra Daesh e PKK
A Turquia é o membro-chave da OTAN no Oriente Médio, sendo a base aérea turca de Incirlik uma das principais bases dos EUA e da OTAN na região. De acordo com fontes abertas, na base estão armazenadas armas químicas. Em Incirlik estão estacionados aviões dos países-membros da coalizão internacional encabeçada pelos EUA envolvidos na operação aérea contra o Daesh.

No âmbito da operação antiterrorista da coalizão, militares alemães preparam tripulações para os aviões do Sistema Aéreo de Alerta e Controle (AWACS, na sigla em inglês). Além disso, Berlim está prestando apoio através de seis aviões de reconhecimento Tornado, que estão deslocados na base de Incirlik e realizam patrulhamento sobre a Síria quase diariamente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала