O vídeo de dois minutos mostra os soldados cercando um dos sírios, chutando-o e gritando: "Por que você está chorando? Por que você está chorando? Você virá novamente para Turquia?", pergunta um dos soldados, antes de atacar o sírio várias vezes mais. Ele grita de dor, mas um dos soldados grita: "Cale a boca! Não chore".
Os sírios não respondem aos soldados, que perguntam a um turco que os acompanhava "Por que você trouxe os refugiados? Você é um traficante?"
O exército turco repreendeu os quatro soldados. "A equipe em questão foi detida e todos os procedimentos administrativos e judiciais foram imediatamente iniciados contra eles", disse a instituição em um comunicado no domingo. Os sírios foram tratados e depois deportados para a Síria, acrescentou o comunicado.
Mais de 90% dos refugiados vivem em cidades turcas e as tensões continuam a crescer entre os refugiados e a maioria turca. Em junho, a Anistia Internacional acusou os guardas de fronteira turcos de abrirem fogo contra refugiados que tentavam entrar no país. A Amnistia afirmou que pelo menos oito pessoas foram mortas no incidente, mas a Turquia negou as acusações.