Vídeo mostra soldados turcos espancando refugiados sírios [IMAGENS FORTES]

© AFP 2023 / ILYAS AKENGINSoldados turcos guardam fronteira com a Síria, na região de Sanliurfa
Soldados turcos guardam fronteira com a Síria, na região de Sanliurfa - Sputnik Brasil
Nos siga no
Um grupo de soldados turcos foi detido por suspeitas de atacar quatro jovens sírios que tentaram atravessar ilegalmente a fronteira para a Turquia.

Fronteira turco-síria (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Turquia começa a construir linha de defesa na fronteira com Síria
O incidente atraiu a indignação on-line quando o vídeo (cuja autenticidade ainda não pode ser confirmada) mostrando quatro soldados turcos atacando os jovens sírios apareceram na internet. O incidente, ocorrido na sexta-feira, 28 de julho, de acordo com o exército turco, foi supostamente filmado por um dos soldados.

O vídeo de dois minutos mostra os soldados cercando um dos sírios, chutando-o e gritando: "Por que você está chorando? Por que você está chorando? Você virá novamente para Turquia?", pergunta um dos soldados, antes de atacar o sírio várias vezes mais. Ele grita de dor, mas um dos soldados grita: "Cale a boca! Não chore".

Os sírios não respondem aos soldados, que perguntam a um turco que os acompanhava "Por que você trouxe os refugiados? Você é um traficante?"

Homem carrega uma bandeira da União Europeia depois do referendo britânico, Londres. Reino Unido, 24 de junho de 2016 - Sputnik Brasil
Turquia pretende 'reavaliar' acordo sobre refugiados com a União Europeia
O vídeo termina com uma filmagem de um soldado turco batendo repetidamente um sírio, jogando-o no chão e socando-o várias vezes quando ele já estava caído. O soldado que filmou a ação supostamente enviou isso a um amigo na Alemanha, que então vazou o conteúdo on-line.

O exército turco repreendeu os quatro soldados. "A equipe em questão foi detida e todos os procedimentos administrativos e judiciais foram imediatamente iniciados contra eles", disse a instituição em um comunicado no domingo. Os sírios foram tratados e depois deportados para a Síria, acrescentou o comunicado.

Refugiados sírios estão à espera de transporte após atravessar a fronteira com a Turquia da cidade síria Tal Abyad, em 10 de junho de 2015 - Sputnik Brasil
Anistia Internacional: acordo entre UE e Turquia sobre refugiados é desumano
Ao longo dos últimos seis anos de luta, a guerra civil síria criou entre 5 e 6,3 milhões de refugiados. A Turquia aceitou a maior parte desses refugiados — entre 2,9 e 3,1 milhões deles.

Mais de 90% dos refugiados vivem em cidades turcas e as tensões continuam a crescer entre os refugiados e a maioria turca. Em junho, a Anistia Internacional acusou os guardas de fronteira turcos de abrirem fogo contra refugiados que tentavam entrar no país. A Amnistia afirmou que pelo menos oito pessoas foram mortas no incidente, mas a Turquia negou as acusações.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала