Reunificação das Coreias será 'muito dolorosa e cara'

© AFP 2023 / JUNG YEON-JESoldados sul-coreanos perto da zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte
Soldados sul-coreanos perto da zona desmilitarizada na fronteira com a Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Nos siga no
A hipotética reunificação das duas Coreias vai custar pelo menos 10 trilhões de dólares ($R 32 trilhões), diz Leonid Petrov, especialista em assuntos norte-coreanos da Universidade Nacional da Austrália.

Mulheres militares do Exército Popular da Coreia são vistas cantando durante as celebrações do 105 aniversário de Kim Jong-il, fundador da República Popular Democrática da Coreia em abril de 2017 - Sputnik Brasil
Mais de 3 milhões de norte-coreanos se oferecem para o serviço militar
Petrov disse à Sputnik Internacional que no caso da queda do governo norte-coreano, apenas os custos imediatos de reunificação atingirão cerca de três trilhões de dólares ($R 10 trilhões) com mais sete trilhões ($R 22 trilhões) necessários durante a primeira década. 

Segundo ele, a reunificação será vantajosa para a Coreia do Sul porque o seu vizinho do norte é rico em recursos naturais e força de trabalho.

Entretanto este cenário pode ter consequências negativas devido ao fosso ideológico, social e cultural muito considerável entre dois povos.

"A reunificação da Alemanha em 1980 custou cerca de dois trilhões de dólares [$R 6,4 trilhões]. Já a Coreia do Sul terá de pagar três trilhões de dólares iniciais, necessários para a reunificação do Norte pobre com o Sul rico", explicou o especialista.

Petrov acrescentou que, quanto mais tarde se realizar a reunificação, menos onerosa será. Apesar das sanções, a Coreia do Norte está se recuperando da pressão econômica dos anos de 1990.

O especialista mencionou também o número de projetos turísticos e comerciais conjuntos nos quais os dois países estiveram envolvidos há uma década, no âmbito da denominada "Sunshine Policy".

Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA - Sputnik Brasil
Pentágono já está pronto para 'resolver' conflito com Coreia do Norte usando força militar
Ele disse que dois presidentes da Coreia do Sul visitaram Pyongyang para discutir o desenvolvimento econômico da península, incluindo instalações portuárias, caminhos de ferro, rodovias e mesmo a possibilidade de extensão das redes de eletricidade da Rússia à Península da Coreia.

"Infelizmente, o projeto 'Sunshine Policy' foi descontinuado em 2008 e as relações bilaterais entre dois países estão praticamente congeladas", acrescentou.

As zonas de cooperação foram encerradas e as famílias, divididas desde a Guerra da Coreia, não conseguiram se reunir.

"Setenta anos de isolamento total criou duas nações diferentes, e o custo de reeducar o povo norte-coreano e preparar os sul-coreanos para a reunificação tão aguardada pode ser muito alto e doloroso", disse Leonid Petrov.

Quanto ao agravamento das relações entre Pyongyang e Washington e o seu impacto sobre as relações entre as duas Coreias, o especialista disse que a Coreia do Norte está tentando contar com os seus próprios sistemas nucleares de mísseis.

Xi Jinping após pousar em Moscou, em 4 de julho de 2017 - Sputnik Brasil
Que vai fazer a China em caso de conflito militar entre EUA e Coreia do Norte?
Petrov duvida que Kim Jong-un ou outro membro do seu governo realmente planeje agravar a situação e crê que a diplomacia é que ajudará a evitar o Armagedom nuclear.

O especialista disse que os EUA estão supostamente conduzindo negociações com Pyongyang e isso incute esperança de que a guerra não seja inevitável.

A mídia começou a informar sobre uma possível guerra depois do agravamento das relações entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte nos últimos tempos. O presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou na terça-feira (8) a Coreia do Norte com "fogo e fúria". Pyongyang disse, por sua vez, que o país está disposto a desenvolver um plano de ataque de mísseis contra as bases militares norte-americanas na ilha de Guam.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала