O Dalai Lama XIV, líder religioso do budismo tibetano, afirmou em entrevista a um jornal russo sonhar com que a sede da OTAN mude para Moscou, dizendo que isso contribuiria para que os cidadãos russos e norte-americanos se aproximassem.
"Eu acredito no grande futuro da Rússia. A Rússia, de fato, pode se tornar em uma verdadeira ponte entre o Oriente e o Ocidente", afirmou.
Essa ideia foi analisada no comentário dado pelo especialista político russo Leonid Krutakov ao serviço russo da Rádio Sputnik.
Além disso, o especialista recordou que uma ideia semelhante já tinha sido expressa antes ao mais alto nível.
"O nosso presidente, Vladimir Putin, também tinha manifestado a ideia que a Rússia poderia aderir à OTAN. Mas a resposta foi a seguinte: não vamos admitir a Rússia. Assim se definiu que a Rússia não é um parceiro ou aliado, mas um adversário da OTAN, bem como do principal país que tinha criado esse bloco, os EUA", sublinhou.
Ao mesmo tempo, o especialista partilhou sua própria visão das atuais tendências globais:
Por esta razão, acredita Leonid Krutakov, é provável que valha a pena a Dalai Lama propor, não que a OTAN [sede] mude para Moscou, mas que ela se dissolva e que as alianças militares deixem de existir como tais.