"Expressamos a nossa preocupação quanto à potencial compra dos S-400 aos responsáveis turcos. Os sistemas de defesa antimíssil compatíveis com a OTAN seguem sendo a melhor variante para defender a Turquia de todo o espetro de ameaças na região", declarou Johnny Michael, citado pela RT.
"Os EUA e a Turquia têm relações profundas e significativas no domínio do comércio militar e de defesa. A Turquia continua a utilizar os sistemas antimísseis com os aliados da OTAN, incluindo os EUA, para as exigências mais vastas e de longo prazo da defesa antimíssil. Os EUA defendem a aceleração dos fornecimentos dos sistemas comprados pela Turquia tanto quanto possível", sublinhou Michael.
"Temos uma parceria estreita no domínio da defesa", finalizou o representante do Pentágono.
Anteriormente, o líder turco Recep Tayyip Erdogan havia comunicado que a Turquia já fez o primeiro depósito para a compra dos sistemas russos S-400.
No fim do julho a Secretaria da Defesa norte-americana declarou que estava preocupada com a não compatibilidade dos sistemas de defesa antimíssil russos S-400 com os sistemas da OTAN.