O Lun mede 73,8 metros de comprimento, 20 metros de altura e 550 metros quadrados de área total. É capaz de alcançar até 500 km/h voando sobre o mar.
A nova máquina terá 93 metros de comprimento e asa de 71 metros.
Esse ecranoplano batizado de Resgatador é destinado para uso no Ártico e no oceano Pacífico em operações de resgate e para transportar cargas em bases distantes.
Ao mesmo tempo, os especialistas afirmam que os novos ecranoplanos serão ideais para missões de desembarque de equipes táticas. Estes veículos são muito mais rápidos do que navios e apenas são perceptíveis para os radares. Além disso, são imunes a minas submarinas e torpedos.
O veículo será equipado com rampa, que facilitará a entrada e saída de soldados e equipes e será capaz de transportar um total de 500 oficiais armados, voando a uma velocidade de 550 km/h.
"Os ecranoplanos são muito mais econômicos do que os aviões e permitirão transportar rapidamente mais carga a longas distâncias. Se for possível equipar seus chassis com colchão de ar, conseguirão aterrissar inclusive em águas turbulentas", declarou o especialista da Marinha russa, Aleksandr Mozgovoi, em comentário ao jornal russo Izvestia.
Espera-se que os testes do Resgatador sejam concluídos até 2025.