OTAN criará base militar em Montenegro?

© AP Photo / Vadim GhirdaNavio do grupo militar da OTAN TCG Turgutreis realiza manobras no mar Negro, 16 de março de 2015
Navio do grupo militar da OTAN TCG Turgutreis realiza manobras no mar Negro, 16 de março de 2015 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recentemente, o opositor montenegrino Milan Knezevic, declarou que a OTAN planeja criar duas bases militares em Montenegro e que esses planos serão executados até 2019.

Navios de guerra envolvidos nos exercícios militares anti-submarinos da OTAN Dynamic Manta 2017, no Mar Mediterrâneo, Itália, em 13 de março de 2017 - Sputnik Brasil
'OTAN planeja criar bases militares em Montenegro para controlar o Mediterrâneo'
O secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg, disse que sem a aprovação das autoridades montenegrinas "não seriam bases da OTAN, atividades da OTAN, nem as instalações da OTAN".

O cientista político e coordenador do projeto montenegrino Não à Guerra, Não à OTAN, Igor Damjanovic, disse à Sputnik Sérvia que a declaração de Stoltenberg é parecida com um mero jogo de palavras.

"Se a OTAN na verdade atuasse em conformidade com os princípios da democracia, teria uma regra que qualquer país que desejasse aderir à aliança deveria realizar o referendo livre e democrático. No caso de Montenegro isso não foi realizado. Além disso, as estruturas da OTAN apoiaram as autoridades do país para que eles impedissem a realização do plebiscito. A OTAN deu o poder em Montenegro às pessoas que acreditam que fomos merecedores dos bombardeamentos de 1999", disse ele.

Membros da Força da Segurança do Kosovo - Sputnik Brasil
Como Kosovo 'abre caminho para OTAN' através dos terroristas do Daesh
O especialista lembrou que no início do ano o primeiro-ministro montenegrino, Dusko Markovic, disse à revista Time que "o porto na cidade de Bar tem importância estratégica para os oponentes da OTAN, especialmente após o início do conflito na Síria, quando a Rússia começou a procurar a boa base naval nos mares mais quentes". Uma parte da oposição montenegrina considerou essas palavras como uma espécie de proposta à OTAN.

Segundo Damjanovic, os melhores lugares para a construção das bases é perto da montanha Sinjajevina, na parte central de Montenegro. É um lugar ideal para a estação de radar ou criação da base que controlaria todos os Balcãs Ocidentais, explicou ele. O lugar mais preferível é a baía de Valdanos, perto da fronteira entre Montenegro e Albânia. 

Bandeiras dos EUA e da OTAN na base aérea militar em Siauliai, Lituânia, 27 de abril de 2017 - Sputnik Brasil
Devemos esperar um conflito armado entre OTAN e Moscou no Leste Europeu?
Nos tempos da República Socialista Federativa da Iugoslávia, a baía pertencia às Forças Armadas da Iugoslávia. Nos anos 90 foi planejada a criação da base miliar, mas o projeto foi congelado devido à falta dos fundos. Em 2011 a empresa britânica Cubus Lux assinou o acordo sobre a compra do território com as autoridades do país para o desenvolvimento do turismo, mas o projeto não foi realizado. Desde então já foram declarados novos projetos na baía.

"Tudo está calmo, pacífico e possivelmente pronto para a chegada dos navios da OTAN", afirmou Damjanovic.

É de assinalar que nos Balcãs já existe uma base ligada à OTAN. Trata-se da base militar de Camp Bondsteel, perto da cidade de Ferizaj, no Sul do Kosovo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала