O cientista político e coordenador do projeto montenegrino Não à Guerra, Não à OTAN, Igor Damjanovic, disse à Sputnik Sérvia que a declaração de Stoltenberg é parecida com um mero jogo de palavras.
"Se a OTAN na verdade atuasse em conformidade com os princípios da democracia, teria uma regra que qualquer país que desejasse aderir à aliança deveria realizar o referendo livre e democrático. No caso de Montenegro isso não foi realizado. Além disso, as estruturas da OTAN apoiaram as autoridades do país para que eles impedissem a realização do plebiscito. A OTAN deu o poder em Montenegro às pessoas que acreditam que fomos merecedores dos bombardeamentos de 1999", disse ele.
Segundo Damjanovic, os melhores lugares para a construção das bases é perto da montanha Sinjajevina, na parte central de Montenegro. É um lugar ideal para a estação de radar ou criação da base que controlaria todos os Balcãs Ocidentais, explicou ele. O lugar mais preferível é a baía de Valdanos, perto da fronteira entre Montenegro e Albânia.
"Tudo está calmo, pacífico e possivelmente pronto para a chegada dos navios da OTAN", afirmou Damjanovic.
É de assinalar que nos Balcãs já existe uma base ligada à OTAN. Trata-se da base militar de Camp Bondsteel, perto da cidade de Ferizaj, no Sul do Kosovo.