Nas redes surgiram gravações feitas na passada terça-feira (25) do local da queda de um drone, pertencente às forças do Governo de Acordo Nacional (GNA, na sigla em inglês).
Por enquanto, não há dados sobre que tipo de armamento teria sido utilizado para eliminar o drone. Existem algumas indicações de que teriam sido usados sistemas de guerra eletrônica.
Recentemente surgiram informações de que as operações do Exército Nacional Líbio estão sendo cobertas por modernos sistemas de defesa aérea fornecidos pelos Emirados Árabes Unidos, capazes de combater não só veículos aéreos não tripulados, mas também outros alvos mais perigosos, segundo escreve o jornal russo Rossiyskaya Gazeta.
Video shows alleged Turkish UAV drone shot down by LNA forces in Southern Tripoli earlier today. #Libya pic.twitter.com/Z9qcbVoGnt
— Libya Review (@LibyaReview) February 25, 2020
Vídeo mostra alegado drone turco abatido pelas forças do LNA no sul de Trípoli na manhã de hoje (25).
No último dia 18, o LNA afirmou ter destruído um navio de bandeira turca que carregava munições e armamentos no porto de Trípoli, capital líbia.
O suposto ataque se deu após o descarregamento do material bélico, assim como tanques e também soldados, ter sido reportado em Trípoli.
Por sua vez, a agência turca Anadolu noticiou que pelo menos 9 foguetes foram lançados contra a região do porto da cidade. O ato foi atribuído às forças de Haftar.
Desde a derrubada e morte do ex-presidente líbio Muammar Kadhafi em 2011, a Líbia tem sido palco de disputas pelo poder no país.
A capital e parte do Noroeste do país estão sob administração do Governo do Acordo Nacional, reconhecido pela ONU.