- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Erdogan anuncia operação militar da Turquia em fronteiras ao sul

© AFP 2023 / BULENT KILIC Tanques turcos perto da fronteira com a Síria, Turquia (foto de arquivo)
Tanques turcos perto da fronteira com a Síria, Turquia (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2022
Nos siga no
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse nesta segunda-feira (23) que Ancara lançará em breve novas operações militares no sul do país para criar zonas seguras de 30 quilômetros.
Ao anunciar a série de operações militares, o presidente turco enfatizou o combate às ameaças terroristas que crescem nas fronteiras ao sul do país e a instabilidade causada por esses grupos.
"O principal alvo dessas operações serão áreas que são centros de ataques à Turquia", disse Erdogan, segundo informações da Reuters.
O presidente turco disse que as operações serão lançadas assim que as forças militares, de inteligência e de segurança concluírem suas análises e preparativos.
© AP Photo / Lefteris PitarakisSoldado turco posicionado na fronteira com a Síria em frente ao grafite do Mustafa Kemal Ataturk, fundador da da República da Turquia.
Soldado turco posicionado na fronteira com a Síria em frente ao grafite do Mustafa Kemal Ataturk, fundador da da República da Turquia - Sputnik Brasil, 1920, 23.05.2022
Soldado turco posicionado na fronteira com a Síria em frente ao grafite do Mustafa Kemal Ataturk, fundador da da República da Turquia.. Foto de arquivo
A operação provavelmente terá como alvo o norte da Síria, onde a Turquia lançou várias ofensivas militares desde 2016 para minar as unidades de defesa do Povo Curdo (YPG), uma ramificação síria armada do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).
A declaração de Erdogan veio em meio às objeções da Turquia sobre a Finlândia e a Suécia se tornarem membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Ele acusa os países de abrigar indivíduos ligados ao grupo PKK e seguidores de um clérigo que a Turquia acusa de orquestrar uma tentativa de golpe em 2016.
Um militar ucraniano recarrega um lançador de granadas antitanque em posição nos arredores da República Popular de Donetsk (RPD), no início dos ataques à região de Donbass, em 16 de setembro de 2014 - Sputnik Brasil, 1920, 21.04.2022
Panorama internacional
Turquia: na OTAN há forças interessadas em continuar situação na Ucrânia para 'enfraquecer Rússia'
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала