- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Sem calcular consequências, a Europa é 'irresponsável' ao se envolver no conflito em Kiev, diz Orbán

© AP Photo / Khalil HamraO primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, durante participação em painel no Fórum de Diplomacia de Antália, na Turquia, em 1º de março de 2024
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, durante participação em painel no Fórum de Diplomacia de Antália, na Turquia, em 1º de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2024
Nos siga no
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, disse neste domingo (26) que nunca tinha visto maior irresponsabilidade do que a da Europa, que se envolveu no conflito na Ucrânia sem calcular quanto esse conflito lhe custaria.
"A Europa está tão envolvida na guerra que nem sequer tem uma estimativa dos custos e meios necessários para atingir o seu objetivo militar. Nunca vi nada mais irresponsável na minha vida", disse Orbán em entrevista ao canal Patriota no YouTube.
O presidente francês Emmanuel Macron participa de uma conferência de imprensa no Bellevue Place em Berlim, Alemanha, domingo, 26 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2024
Panorama internacional
Devemos estar prontos 'para qualquer cenário': diz Macron em 1ª visita a Berlim em 24 anos
Segundo ele, a Organização do Tratado Atlântico Norte (OTAN) quer fazer parte do conflito na Ucrânia e "as chances de a aliança conseguir ficar longe disso são limitadas, porque não querem ser persuadidos".
Orbán também criticou a proposta do presidente do Partido Popular Europeu, a principal facção do Parlamento Europeu, Manfred Weber, de introduzir o serviço militar obrigatório na União Europeia.
O portal húngaro V4A, citando fontes de Bruxelas, indicou que "a nova composição do Parlamento Europeu após as eleições de junho abordará essa questão entre as primeiras".
Boneco com o rosto do presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, em 17 de março de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.05.2024
Panorama internacional
Fora da validade: por que Zelensky não é o líder legítimo da Ucrânia?

"Não queremos que mais ninguém possa tomar decisões sobre o recrutamento e o envio dos nossos jovens em idade militar para qualquer lugar. Devemos esquecer o Exército Europeu, que tem recrutamento obrigatório [...] é uma ideia maluca", sublinhou Orbán ao canal.

Desde 24 de fevereiro de 2022, a Rússia dá continuidade a uma operação militar especial na Ucrânia, cujos objetivos, segundo o seu presidente, Vladimir Putin, são proteger a população de "um genocídio do regime de Kiev" e enfrentar os riscos de segurança nacional que representa o avanço da OTAN para leste.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала