- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula anuncia financiamento de R$ 76 bilhões para agricultura familiar e cobra fiscalização popular

© Foto / Ricardo Stuckert / Presidência da RepúblicaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Morar Carioca no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em 30 de junho de 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Morar Carioca no bairro de Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, em 30 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.07.2024
Nos siga no
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou nesta quarta-feira (3) o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024/2025, com R$ 76 bilhões em crédito rural e juros menores para o setor.
O plano inclui várias linhas de financiamento no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), com taxas de juros menores do que em anos anteriores — as alíquotas variam entre 0,5% e 6%.
Em seu discurso, no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula convocou a sociedade civil a cobrar e fiscalizar os repasses dos financiamentos:

"Está tudo formalizado e legalizado. É importante que as coisas funcionem, e vocês têm que fiscalizar. A imprensa, os deputados, os senadores e os usuários podem ajudar a fiscalizar em tempo real", declarou Lula. "Para garantir que o que foi firmado aqui hoje seja cumprido em todas as suas letras e vírgulas, para que este país não tenha problema de alimento", justificou.

O presidente comentou no evento que o país tem atualmente mais de 4,6 milhões de propriedades com menos de 100 hectares, tamanho que caracteriza a agricultura familiar, e uma das missões do plano é incentivar o cultivo de alimentos imprescindíveis para a população brasileira. Quem produzir arroz, por exemplo, terá juros de 3%.
Agricultura familiar - Sputnik Brasil, 1920, 29.05.2024
Notícias do Brasil
Programa de Aquisição de Alimentos bate recorde de compras de alimentos da agricultura familiar
O valor para o Pronaf será 43,3% maior do que o anunciado na safra 2022/2023 e 6,2% maior do que o da safra passada.
A taxa de juros para a produção orgânica, agroecológica e de produtos da sociobiodiversidade será de 2% no custeio e de 3% no investimento.
De acordo com o governo, 1,7 milhão de contratos foram celebrados no último Plano Safra da Agricultura Familiar. Em relação à safra anterior, houve um aumento de 18% no número de operações e de 12% em relação ao volume contratado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала