NASA adia lançamento de tripulação para ganhar tempo na EEI enquanto conserta cápsula da Boeing
06:23 07.08.2024 (atualizado: 07:23 07.08.2024)
Nos siga no
A NASA está adiando seu próximo lançamento de astronautas para ganhar mais tempo na Estação Espacial Internacional (EEI) e resolver a problemática nova cápsula da tripulação da Boeing, informou a agência na terça-feira (6).
De acordo com a NASA, o adiamento do voo de quatro pessoas da SpaceX neste mês de agosto para o dia 24 de setembro lhes dará mais tempo para analisar problemas de propulsão e vazamento que atingiram a cápsula Starliner da Boeing após sua decolagem em junho, a primeira com uma tripulação a bordo.
Já há dois meses na EEI, os pilotos de teste da Starliner, Butch Wilmore e Suni Williams, deveriam ter retornado em meados de junho da órbita terrestre. A NASA está avaliando todas as suas opções para o retorno dos astronautas veteranos, incluindo uma viagem para casa em uma cápsula da SpaceX.
"A NASA e a Boeing continuam avaliando a prontidão da espaçonave, e nenhuma decisão foi tomada sobre o retorno da Starliner", disse a NASA em comunicado.
Apenas dois portos de atracação na estação espacial podem acomodar cápsulas de astronautas dos EUA e, agora, ambos estão ocupados. Então, um precisará ser desocupado antes que a próxima tripulação da SpaceX possa chegar. Além dos EUA, a Rússia tem seus próprios pontos de atracação para suas cápsulas Soyuz.
A agência espacial norte-americana vai realizar uma teleconferência com a mídia às 12h30 nos EUA (13h30, horário de Brasília), nesta quarta-feira (7), para discutir as operações em andamento da EEI, incluindo o teste de voo tripulado da Boeing da agência e a missão SpaceX Crew-9 da NASA.
Nas últimas semanas, a Boeing conduziu lançamentos de teste de propulsores no solo, bem como no espaço, para entender melhor por que cinco propulsores falharam antes da chegada da Starliner em 6 de junho à estação espacial. Quase todos, exceto um, voltaram a funcionar, mas vazamentos de hélio no sistema de propulsão da cápsula também apareceram dificultando o trabalho dos técnicos.
A Boeing e a SpaceX lideraram a lista da NASA para serviços de taxiamento de astronautas de e para a estação espacial, depois que os ônibus espaciais se aposentaram em 2011. A NASA assinou contratos no valor de bilhões com ambas as empresas para ter um backup caso uma delas fosse destruída em algum acidente.
A SpaceX lançou sua primeira tripulação em 2020; o próximo voo será seu 10º voo de astronautas para a NASA. Ela também enviou algumas tripulações privadas para a órbita da Terra.
A Boeing teve que superar vários problemas com a Starliner ao longo dos anos. A empresa teve que lançar uma Starliner vazia duas vezes antes de se comprometer com uma tripulação, repetindo o teste de voo inicial por causa de software ruim e outros problemas. Os atrasos custaram à empresa mais de US$ 1 bilhão (mais de R$ 5,6 bilhões).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!