- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Turquia sediará conversas de reconciliação entre Etiópia e Somália

© AP Photo / Denes ErdosRecep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala durante declaração conjunta com Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria (fora da foto), no Mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, 18 de dezembro de 2023
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, fala durante declaração conjunta com Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria (fora da foto), no Mosteiro Carmelita em Budapeste, Hungria, 18 de dezembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2024
Nos siga no
A Turquia sediará outra rodada de conversas para estabelecer a reconciliação entre a Etiópia e a Somália, disse o presidente do país, Recep Tayyip Erdogan.
Segundo o ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, o encontro acontecerá na próxima semana.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (à direita), e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que estará presente na cúpula do G20 no Brasil, em novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 24.06.2024
Panorama internacional
Turquia no BRICS será 'oficialização de parceria e amizade cada vez maior' com Rússia, diz analista
Recep Tayyip Erdogan teve uma conversa telefônica com o presidente somali, Hassan Sheikh Mahmoud, neste domingo (11), e, no sábado (10), o líder turco teve conversas telefônicas com seu homólogo etíope, Abiy Ahmed Ali.
"Durante a conversa, as relações turco-somali, as tensões entre a Somália e a Etiópia e a situação regional e global foram discutidas. O presidente Erdogan enfatizou a importância da cooperação entre a Turquia e a Somália", relatou o gabinete do líder turco.
Erdogan disse que "a Turquia continuará seus esforços para resolver as tensões entre a Somália e a Etiópia e enfatizou que espera alcançar resultados concretos na segunda rodada de negociações, que serão realizadas na Turquia, para estabelecer a reconciliação entre os dois países".
Anteriormente, a Etiópia e a república não reconhecida da Somalilândia, localizada na parte noroeste da Somália, assinaram um memorando de entendimento, sob o qual Adis Abeba ganhará acesso ao mar Vermelho.
Mulheres em meio a letreiro I love Somaliland (no inglês, Eu amo a Somalilândia), instalado na principal cidade da região autônoma. Hargeisa, 8 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 05.01.2024
Panorama internacional
Chifre da África: o que muda na região após Etiópia se tornar 1º país a reconhecer a Somalilândia?
Depois disso, as autoridades somalis chamaram de volta o embaixador em Adis Abeba, e o presidente somali, Hassan Sheikh Mahmud, assinou uma lei anulando o acordo entre a Somalilândia e a Etiópia.
Conforme relatado pela CGTN África, uma cúpula de emergência da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento, bloco comercial composto por Djibuti, Eritreia, Etiópia, Somália, Quênia e Uganda, foi convocada em Kampala, capital de Uganda.
Nela foi pedido à Etiópia e à Somália que reduzissem as tensões e retornassem ao diálogo construtivo.
A Somália deixou de existir como um único Estado em 1991 com a queda do presidente Siad Barre. O governo federal, que controla a capital Mogadíscio e outras áreas, é reconhecido pela comunidade internacional como a única autoridade legítima no país.
As partes restantes da Somália estão sob o controle de entidades não reconhecidas ou são territórios autônomos. Em particular, na parte norte do país está a república não reconhecida da Somalilândia, que a comunidade internacional considera parte da República Federal da Somália, e na parte leste está a região da Puntlândia, que declarou autonomia em 1998.
Recentemente, a Turquia assinou um acordo com a Somália no qual se compromete a gerenciar e treinar a marinha somali em troca de 30% das receitas provenientes da exploração marinha do país.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos no TikTok.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала