- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Campo petrolífero na China alcança consumo zero de energia fóssil

© AP Photo / Tao MingHomens trabalham no campo petrolífero de Changqing, na bacia chinesa de Erdos
Homens trabalham no campo petrolífero de Changqing, na bacia chinesa de Erdos - Sputnik Brasil, 1920, 16.08.2024
Nos siga no
O campo petrolífero de Hudson, localizado no deserto de Taklamakan, bacia de Tarim, noroeste da China, tornou-se o primeiro campo petrolífero de 1 milhão de toneladas do país com consumo zero de energia de combustível fóssil, informou a operadora Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC, na sigla em inglês), nesta quinta-feira (15).
O consumo zero de energia fóssil se refere à eliminação do uso de combustíveis fósseis, substituindo-os por fontes de energia limpa, como energia eólica e solar — ou sistemas solares térmicos, alcançando assim zero emissões de dióxido de carbono.
A bacia de Tarim é a maior reserva de petróleo e de gás natural na China, com cerca de 16 bilhões de toneladas de reservas de petróleo e gás descobertas até hoje.
A CNPC disse que o campo petrolífero já chegou a consumir 20,4 mil toneladas métricas de carvão padrão e emitiu 68,3 mil toneladas de CO2 somente em 2020. Para resolver o problema, o campo petrolífero fechou uma estação central de 1 milhão de toneladas e uma instalação de gás natural de 100 mil metros cúbicos, reduzindo 90 dispositivos consumidores de eletricidade e gás e parando quatro aquecedores a gás e 59 aquecedores eletromagnéticos.
Além disso, três unidades de bomba de calor de 1,1 mil quilowatts foram instaladas, utilizando o calor residual da água extraída para substituir os aquecedores a gás, fornecendo aquecimento para as áreas de estar e instalações no local, e reduzindo o consumo de gás natural em 1,04 milhão de metros cúbicos por ano.
Tanques de petróleo na China - Sputnik Brasil, 1920, 02.02.2024
Panorama internacional
China encontra novo campo petrolífero com 107 milhões de toneladas de petróleo bruto
O campo petrolífero incluiu ainda, segundo a CNPC, a instalação de aquecedores solares térmicos e a construção de uma usina de energia fotovoltaica distribuída com capacidade de geração anual de 20,4 milhões de quilowatts-hora.

"Isso permitiu a eletrificação completa das operações de produção, alcançando consumo zero de gás e óleo no local [...]. Essa conquista demonstra que até mesmo setores com uso intensivo de energia, como a extração de petróleo, podem integrar efetivamente soluções de energia renovável para minimizar sua pegada de carbono", afirmou a empresa.

Ao reduzir a dependência de combustíveis fósseis, o campo petrolífero aumenta a segurança energética, uma preocupação crítica para a China e outras nações, e atenua os riscos associados à volatilidade do preço dos combustíveis fósseis e interrupções no fornecimento, acrescentou a nota da CNPC.
A empresa disse que o campo petrolífero continuará intensificando os esforços para substituir fontes de energia tradicionais por energia fotovoltaica e solar térmica, enquanto planeja construir usinas de energia fotovoltaica centralizadas e conectadas à rede e alcançar 100% de substituição de eletricidade verde dentro da estação central.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала