- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Starlink se recusa a cumprir ordem judicial que obriga bloqueio do acesso ao X no Brasil

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilO ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes participa do seminário "A necessidade de regulamentar as redes sociais e o papel das plataformas na economia digital", em 14 de agosto de 2024
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes participa do seminário A necessidade de regulamentar as redes sociais e o papel das plataformas na economia digital, em 14 de agosto de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.09.2024
Nos siga no
Provedor de Internet via satélite com mais de 215 mil clientes no Brasil, a Starlink informou que não vai cumprir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que determina o bloqueio no Brasil do acesso ao X. A rede social sofre bloqueio no país por também não cumprir medidas judiciais.
A informação foi divulgada pela TV Globo, que citou o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri.

"Durante o dia, entrei em contato com os advogados da Starlink, e agora nos foi dito que a empresa não vai bloquear o acesso ao X até que a ordem judicial que congelou as contas seja revogada", disse ele.

Baigorri informou que já comunicou a posição da empresa ao Supremo Tribunal Federal. Ao todo, a Starlink conta mais de 215 mil clientes no Brasil, a maior parte na região Norte.
No fim de agosto, o ministro Alexandre de Moraes decidiu suspender as operações do X no país devido à recusa do bilionário Elon Musk em nomear um novo representante legal para a rede social.
Além disso, o ministro anteriormente congelou as contas da Starlink no Brasil para garantir o pagamento de multas pelo X, que somam mais de R$ 18 milhões. Porém, Musk afirmou que a empresa, do qual é proprietário e faz parte da SpaceX, conta com entidade jurídica distante e a decisão de Moraes é ilegal.
Elon Musk, CEO da X, sai de uma reunião a portas fechadas com os principais CEOs de tecnologia para discutir as prioridades e os riscos relacionados à inteligência artificial, no Capitólio, em Washington, 13 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.08.2024
Notícias do Brasil
Musk cria conta no X para denunciar 'decisões abusivas' de Moraes

Suspensão do X será analisada em plenário

O ministro Alexandre de Moraes convocou a 1ª turma da corte para que esta valide sua decisão de suspensão do X no Brasil. A votação do colegiado, que será feita de forma virtual, acontece nesta segunda-feira (2). Fazem parte da 1ª turma Cármen Lúcia, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e o próprio Alexandre de Moraes.
Já havia sido adiantado que os colegas magistrados de Moraes aconselhavam o ministro para trazer sua decisão perante a corte. A ideia é que uma votação proteja a instituição e o próprio juiz de acusações de abuso de poder.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a cnteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала