Em encontro com Putin, secretário-geral da ONU discute solução para crise ucraniana (VÍDEO)
20:08 24.10.2024 (atualizado: 21:28 24.10.2024)
© Agência de fotos BRICS-Rússia 2024 / Acessar o banco de imagensPresidente da Rússia, Vladimir Putin, em aperto de mão com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, após encontro bilateral. Kazan, Rússia, 24 de outubro de 2024
© Agência de fotos BRICS-Rússia 2024
/ Nos siga no
A reunião bilateral entre o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ocorreu após a cúpula do BRICS em Kazan.
Conforme a ONU, durante o encontro o chefe da organização discutiu com Putin sua posição para resolver a crise na Ucrânia. Guterres também falou sobre os esforços para restaurar a segurança da navegação no mar Negro.
Outro tema-chave nas negociações foi a reforma da ONU, já abordada por Putin durante a cúpula do BRICS. O presidente russo destacou as mudanças urgentes nos institutos de desenvolvimento da organização e nas estruturas financeiras globais, além de sublinhar que as Nações Unidas continuam sendo a única organização internacional verdadeiramente universal atualmente.
Por sua vez, o serviço de imprensa do secretário-geral da ONU informou ainda que as negociações incluíram a discussão sobre a situação no Oriente Médio e questões do sistema financeiro internacional, entre outros temas.
🇷🇺🇺🇳 Putin e Guterres se reúnem no âmbito da Cúpula do BRICS em Kazan
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) October 24, 2024
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, se reuniram às margens da Cúpula do BRICS na cidade russa de Kazan.
De acordo com o… pic.twitter.com/leBCJpbKou
"O secretário-geral expressou sua convicção de que estabelecer a liberdade de navegação no mar Negro é de suma importância para a Ucrânia, a Rússia e para a segurança alimentar e energética mundial", afirma a ONU em comunicado.
O Dia das Nações Unidas é celebrado anualmente em 24 de outubro, marcando o aniversário da entrada em vigor da Carta das Nações Unidas, em 1945. A data coincidiu com o fechamento do encontro do BRICS.
O grupo, composto inicialmente por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi ampliado com a entrada de Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã em 1º de janeiro de 2024.