- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia aprova 15º pacote de sanções contra a Rússia

© AP Photo / Pascal BastienBandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022
Bandeiras da União Europeia (UE) e da Ucrânia hasteadas fora do Parlamento Europeu, em Estrasburgo. França, 8 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2024
Nos siga no
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) aprovaram oficialmente o 15º pacote de sanções contra a Rússia, disse o Conselho da UE nesta segunda-feira (16).

"O conselho adotou hoje um 15º pacote de medidas econômicas e individuais restritivas com o objetivo de limitar ainda mais a capacidade da Rússia de travar sua guerra de agressão ilegal, não provocada e injustificada contra a Ucrânia", dizia a declaração.

Ainda segundo a declaração, a UE adicionou 54 indivíduos e 30 organizações à lista de sanções pessoais contra a Rússia.
Além disso, o bloco europeu sancionou 16 indivíduos e três entidades em relação ao seu suposto envolvimento nas ações da Rússia no exterior.

"Pela primeira vez, o conselho decidiu hoje impor medidas restritivas contra 16 indivíduos e três entidades responsáveis pelas ações desestabilizadoras da Rússia no exterior. Essas medidas são em resposta às ações maliciosas da Rússia e sua falta de respeito por uma ordem internacional baseada em regras e pelo direito internacional", disse o conselho em uma declaração separada.

Um dos maiores fabricantes de microeletrônicos da Rússia, o JSO Gruppa Kremniy El, também foi incluído nas sanções da UE por ser "usado pelos militares russos para vários propósitos", de acordo com um documento publicado pelo diário oficial da UE.
"Portanto, o JSC Gruppa Kremniy El é responsável por apoiar, material ou financeiramente, ações que minaram ou ameaçaram a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia", dizia o documento.
O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, durante coletiva na Casa Branca, em Washington, em 7 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 02.12.2024
Panorama internacional
EUA vão impor mais sanções à Rússia antes que Biden deixe o cargo, diz Casa Branca
A UE também incluiu a cantora russa Larisa Dolina, membro do partido governante Rússia Unida, na lista de sanções, alegando que ela "apoiou frequentemente as ações da Rússia que ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia" e deu concertos públicos na região de Donbass. Dolina foi sancionada anteriormente pela Ucrânia e pelo Canadá por apoiar a operação militar especial da Rússia na Ucrânia.

A companhia aérea russa UTAIR também foi adicionada à lista de sanções por fornecer "apoio logístico às Forças Armadas russas, incluindo o transporte de pessoal militar designado para a zona de combate, a realização de voos dentro da Ucrânia ocupada pela Rússia e o estabelecimento de um esquema especial de venda de passagens com o Ministério da Defesa russo".

A empresa privada russa de transporte aéreo Leading Charter Technologies foi sancionada, pois "opera voos da Rússia para a União Europeia e da União Europeia para a Rússia de forma a contornar as medidas restritivas".
A UE também sancionou o PIK Group, um dos maiores incorporadores imobiliários da Rússia, operando desde 1994, por financiar "o recrutamento de pessoal para unidades militares russas e empresas militares privadas que operam na Ucrânia sob o comando do Ministério da Defesa russo".
A Rússia declarou repetidamente que pode suportar a crescente pressão das sanções. O presidente russo, Vladimir Putin, disse que os esforços para conter a Rússia darão um golpe sério na economia global. Os próprios países ocidentais frequentemente admitem a ineficácia das sanções.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала