- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Intervenções dos EUA prejudicam dólar muito mais do que qualquer ação do BRICS, diz analista

© AP Photo / Mark LennihanFoto mostra caixa cheia de notas de dólar americano em Nova York, 3 de abril de 2019
Foto mostra caixa cheia de notas de dólar americano em Nova York, 3 de abril de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 17.12.2024
Nos siga no
As tentativas dos Estados Unidos, e particularmente do presidente eleito Donald Trump, de manter à força o dólar como a moeda de reserva mundial apenas prejudicam mais a moeda norte-americana na situação já desfavorável para ela, opinou o jornalista da Bloomberg Mihir Sharma.
Há algum tempo, Trump ameaçou os países do BRICS de impor "tarifas de 100%" sobre seus produtos se não abandonassem os planos de criar uma moeda alternativa ao dólar norte-americano.
Ao mesmo tempo, o presidente russo Vladimir Putin disse anteriormente que é muito cedo para falar sobre a criação de uma moeda única do BRICS.
Em resposta às preocupações de Trump, que Sharma descreve como luta com "moinhos de vento imaginários", a África do Sul e a Índia declararam que a associação não planejava criar uma moeda de substituição ao dólar estadunidense.
Porém, como ressalta o artigo, os países não desistiram da ideia de realizar o comércio entre os países do BRICS em suas próprias moedas, com o ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, afirmando que é uma "medida legítima".
Real e dólar com gráfico do mercado financeiro (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920, 16.12.2024
Notícias do Brasil
Como alta do dólar impacta dia a dia do Brasil e como país pode ser menos refém da moeda americana?
Essas palavras se baseiam em uma série de obstáculos no comércio indiano colocados pela vontade dos Estados Unidos.
Primeiro, a Índia teve que terminar o comércio petrolífero com a Venezuela, devido às sanções dos EUA contra o país sul-americano.
Depois, a mesma medida estadunidense afetou as compras indianas do combustível iraniano. E agora, a Índia está se esforçando para se esquivar da política norte-americana no comércio com a Rússia.
O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, à esquerda, e o governador do Banco Central, Roberto Campos Neto, falam durante uma coletiva de imprensa do G20 nas Reuniões Anuais do Banco Mundial e FMI em Washington, celebradas na mesma semana da Reunião de Chefes de Estado dos BRICS em Kazan, em 24 de outubro de 2024  - Sputnik Brasil, 1920, 05.12.2024
Panorama internacional
Elites brasileiras temem reação político-militar dos EUA por avanço da desdolarização, diz analista

"Independentemente de ser fácil ou não, independentemente do que Trump possa dizer ou fazer, os países do BRICS, e outros como eles, continuarão buscando maneiras de realizar transações internacionais sem usar dólares", destaca o artigo.

Ao mesmo tempo, o especialista admite que esse processo não tem como objetivo prejudicar a moeda dos EUA, apenas destacar a parte do sistema financeiro mundial que não se submete a Washington.
Donald Trump, então ex-presidente dos EUA, joga bonés com o slogan Make America Great Again (Faça a América Grande Novamente, em tradução livre) para a multidão, em 13 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.12.2024
Panorama internacional
Promessas de sanções, taxações e deportação em massa: quem tem medo do governo Trump?
Neste contexto, o autor acredita que seria melhor para o próprio dólar se Trump não ameaçasse e pressionasse outros Estados, incentivando-os assim a buscar vias alternativas.

"O exagero, seja por meio de sanções ad hoc, interferência no [Sistema de] Reserva Federal [banco central dos EUA], tarifas unilaterais ou confrontos geopolíticos, representa uma ameaça muito maior à moeda norte-americana do que qualquer coisa que os países do BRICS possam imaginar", concluiu.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала