- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: aumento nas vendas de veículos elétricos na China coloca mercado anos à frente do Ocidente

© AP Photo / Ng Han GuanMoradores passam por um veículo elétrico Seagull da montadora chinesa BYD estacionado em um showroom em Pequim, 10 de abril de 2024
Moradores passam por um veículo elétrico Seagull da montadora chinesa BYD estacionado em um showroom em Pequim, 10 de abril de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.12.2024
Nos siga no
Superando as projeções internacionais, em 2025, o mercado chinês — maior mercado de carros do mundo — deve aumentar em 20% as vendas de veículos elétricos (VEs), superando as projeções internacionais e as vendas de carros com motores de combustão interna pela primeira vez.
Enquanto a venda de VEs nos EUA e na Europa desacelerou devido à falta de subsídios governamentais e à lenta adesão da indústria automobilística tradicional às novas tecnologias, a China deve mostrar o poder de seu mercado consumidor no setor em 2025.
De acordo com o Financial Times (FT), os VEs — incluindo baterias puras e híbridos plug-in — vão crescer cerca de 20% na relação ano a ano totalizando para mais de 12 milhões de carros em 2025, na medida em que os carros movidos à combustão caia, em mais de 10%, para menos de 11 milhões de unidades, uma queda de quase 30% em relação à 2022.
Embora o ritmo de crescimento das vendas de VEs chineses tenha diminuído em relação ao período pós-pandemia de COVID-19, as previsões realizadas pelos bancos de investimento UBS e HSBC ao FT sugerem que a meta oficial de Pequim — de que os VEs representem 50% das vendas de carros até 2035, uma meta definida em 2020 — seja atingida dez anos antes, ameaçando os campeões tradicionais na fabricação de veículos da Alemanha, Japão e EUA.
As garantias de elementos críticos para a cadeia global na produção de VEs por parte do governo chinês alavancou o sucesso no desenvolvimento de tecnologia doméstica para dar robustez à produção, de tal modo que as montadoras chinesas enfrentam sua própria rivalidade interna.
Modelo ao lado de um carro da empresa chinesa BYD durante o Salão do Automóvel de Xangai. China, 18 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2024
Panorama internacional
UE e China estão perto de acordo para abolir impostos sobre veículos elétricos chineses
À medida que a China caminha para intensificar uma competição interna pelo excesso de oferta de modelos e uma guerra de preços para estabelecer de padrões de mercado, o HSBC estimou que dos 90 novos modelos de carros planejados para lançamento por fabricantes chineses no quarto trimestre de 2024, 90% são veículos elétricos, o que demonstra que, a longo prazo, a máquina automobilística da China será imparável.
Ainda segundo a apuração, enquanto o mercado de VEs da China caminhava em direção a um crescimento anual de quase 40% em 2024, a participação de mercado de carros de marcas estrangeiras caiu para uma baixa recorde de 37%.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала