- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

EUA começaram a armar Ucrânia muito antes do conflito com Rússia, confessa Blinken

© AP Photo / Alex BrandonO secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, faz uma pausa ao falar sobre o Afeganistão durante uma coletiva de imprensa no Departamento de Estado, em Washington, D.C., em 25 de agosto de 2021
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, faz uma pausa ao falar sobre o Afeganistão durante uma coletiva de imprensa no Departamento de Estado, em Washington, D.C., em 25 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 04.01.2025
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, admitiu em uma entrevista ao The New York Times que Washington começou a armar Kiev muito antes do início da operação militar especial russa na Ucrânia.
Segundo ele, os Estados Unidos entregaram grandes pacotes de armas em setembro e dezembro de 2021.

"Fornecemos discretamente muitas armas à Ucrânia para garantir que eles tivessem em mãos o que precisavam", disse ele ao jornal.

Em particular, se tratava de sistemas de defesa antiaérea portátil Stinger e lançadores de mísseis antitanque portáteis Javelin.
Blinken disse que, antes de entregar certas armas, os Estados Unidos estudaram e levaram em conta as capacidades de militares ucranianos de usar essas armas.
Ucranianos recém-recrutados treinam suas habilidades táticas em uma pista de obstáculos no campo de treinamento na região de Donetsk, 14 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2025
Panorama internacional
Inteligência russa garante que Ocidente não descarta colapso da defesa das Forças Armadas ucranianas
Quando perguntado se é o momento de encerrar as hostilidades, Blinken opinou que nada mudará drasticamente onde a linha passa atualmente no mapa.
Porém ele evitou responder diretamente à pergunta se isso significa que a Ucrânia fará concessões territoriais.
"A questão é que, na prática, em um futuro próximo, é pouco provável que a linha se mova muito."
Presidente eleito dos EUA, Donald Trump discursa durante o evento AmericaFest, em Phoenix, EUA, em 22 de dezembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 02.01.2025
Panorama internacional
Análise: volta de Trump à presidência dos EUA pode garantir 'vitória à Rússia' no conflito ucraniano
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 em resposta aos apelos de proteção das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL) contra os bombardeios e ataques das tropas ucranianas.
O presidente russo Vladimir Putin disse que seu objetivo é "proteger as pessoas que foram submetidas a abuso e genocídio pelo regime de Kiev por oito anos".
De acordo com ele, a Rússia vem tentando há 30 anos chegar a um acordo com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sobre os princípios de segurança na Europa, mas, em resposta, tem enfrentado mentiras cínicas ou tentativas de pressão e chantagem, enquanto, nesse meio tempo, apesar dos protestos de Moscou, a aliança tem se expandido constantemente e se aproximado das fronteiras da Rússia.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала