- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Europa tem mais gás russo do que antes do corte do fornecimento pela Ucrânia, diz mídia

© Sputnik / Maksim BlinovTanques de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) na Rússia
Tanques de armazenamento de gás natural liquefeito (GNL) na Rússia - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2025
Nos siga no
Os países europeus estão importando volumes recordes de GNL da Rússia, apesar dos apelos para proibir o fornecimento do combustível russo, informou a agência Bloomberg.
A Bloomberg nota que os volumes excederam o que a Rússia forneceu através da Ucrânia até 1º de janeiro de 2025, o que demonstra como é complicado para a UE cortar os laços com seu principal fornecedor de recursos, Moscou.

"Moscou demonstrou que, mesmo quando uma avenida para os mercados se fecha, muitas vezes há outras ainda abertas para a Rússia", afirma a agência.

Candidato republicano à presidência, ex-presidente Donald Trump, fala durante debate presidencial na Filadélfia, EUA, 10 de setembro de 2024  - Sputnik Brasil, 1920, 07.01.2025
Panorama internacional
Trump não se importa com 'ameaça' da Rússia à Europa, diz mídia britânica
Além disso, a Bloomberg sublinha que a Rússia pode vender mais por meio do TurkStream (Corrente Turca), um gasoduto direto entre a Rússia e a Turquia sob o mar Negro, que também ajuda a abastecer alguns clientes europeus.

"Em 2025, a Gazprom poderia vender 25 bilhões de metros cúbicos para a Turquia e 15 bilhões de metros cúbicos para a Europa por meio do TurkStream", ressalta o artigo.

A Bloomberg finaliza com o reconhecimento de fato que as sanções podem, na verdade, fazer com que mais desse suprimento seja enviado para a Europa, mas não cortar o volume do fornecimento de gás russo à Europa.
Anteriormente, o fornecimento de gás russo via Ucrânia terminou às 08h00 da manhã, horário de Moscou (02h00 no horário de Brasília), de 1º de janeiro de 2025, após o encerramento do contrato entre a Gazprom e a Naftogaz. O gasoduto transportou cerca de 15,5 bilhões de metros cúbicos de gás no ano passado, respondendo por aproximadamente 4,5% do consumo total de gás na União Europeia (UE).
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала