- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Cessar-fogo na Faixa de Gaza deve colaborar com estabilidade no Oriente Médio, diz MRE da Rússia

© AP PhotoPalestinos se reúnem perto de um prédio destruído por ataques aéreos israelenses na cidade de Khan Yunis. Faixa de Gaza, Palestina, 25 de outubro de 2024
Palestinos se reúnem perto de um prédio destruído por ataques aéreos israelenses na cidade de Khan Yunis. Faixa de Gaza, Palestina, 25 de outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 16.01.2025
Nos siga no
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia manifestou seu desejo de que o acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas contribua para a estabilidade regional e para a solução da questão palestina.
Nesta quinta-feira (16), a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse esperar que um acordo de cessar-fogo entre Israel e o movimento palestino Hamas ajude a criar condições para uma solução para a questão palestina.

"Esperamos que a implementação desses acordos se torne um passo prático importante em direção à estabilização de longo prazo da situação na zona do confronto palestino-israelense. Ele [o acordo] deve criar condições para melhorar a situação na região do Oriente Médio como um todo, incluindo Líbano, Síria e Iêmen", disse Zakharova em entrevista coletiva.

Ainda segundo Zakharova, a Rússia também espera que chegar a um acordo entre Israel e o Hamas possibilite uma estabilização sustentável da situação em Gaza.
Menino agita bandeira palestina enquanto manifestantes marcham durante protesto em apoio aos palestinos e pedindo um cessar-fogo imediato em Gaza. Barcelona, Espanha, 20 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2025
Panorama internacional
Cessar-fogo em Gaza começa em 19 de janeiro; confira detalhes do acordo entre Israel e Hamas

Paz imediata

O governo brasileiro manifestou satisfação com o anúncio dos governos de Catar, Estados Unidos e Egito e pediu que o cessar-fogo seja respeitado, exortando às partes a "garantirem a cessação permanente das hostilidades, a libertação de todos os reféns e a entrada desimpedida de ajuda humanitária a Gaza, assim como a assegurarem as condições necessárias para o início do urgente processo de reconstrução de sua infraestrutura civil".
O comunicado lembrou ainda o conflito, que já custou a vida de mais de 46.000 palestinos, grande parte deles mulheres e crianças, e mais de 1.200 israelenses, além de 160 jornalistas e 256 funcionários das Nações Unidas, pedindo que a paz seja retomada de forma imediata entre os israelenses e os palestinos e reiterando o compromisso com a solução de dois Estados, "com um Estado da Palestina independente e viável, vivendo lado a lado com Israel, em paz e segurança".
Palestinos comemoram o anúncio iminente do acordo de cessar-fogo entre o Hamas e Israel, em Khan Yunis. Faixa de Gaza, 15 de janeiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 15.01.2025
Panorama internacional
'Fechamos um acordo para a libertação dos reféns em Gaza', anuncia Trump

Estado livre, independente e soberano?

O governo boliviano, liderado pelo presidente Luis Arce, também celebrou o acordo de cessar-fogo e garantiu que esta decisão "vai deter o genocídio".

"Recebemos a notícia do acordo para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. Saudamos esta decisão que vai parar o genocídio, mas que ainda deixa pendente o alívio do sofrimento das vítimas e o respeito pela Palestina como um Estado livre, independente e soberano", escreveu a ministra das Relações Exteriores, Celinda Sosa, na rede social X.

Sosa acrescentou que o país latino-americano promove "a cultura da paz, o respeito à vida e a segurança como princípios fundamentais do relacionamento entre os Estados".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала