- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

União Europeia perdeu competitividade após sanções contra a Rússia, diz deputado eslovaco à Sputnik

© AP Photo / Petros GiannakourisGuarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada por manifestantes em Atenas, em 1º de maio de 2013
Guarda presidencial grega enquadrada pelos restos de uma bandeira da União Europeia, parcialmente queimada por manifestantes em Atenas, em 1º de maio de 2013 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2025
Nos siga no
A União Europeia perdeu competitividade devido às sanções contra a Rússia, que têm prejudicado mais as economias dos países membros do bloco, declarou à Sputnik nesta sexta-feira (17) o vice-presidente do parlamento da Eslováquia, Tibor Gaspar.

"Todas as sanções que a União Europeia adotou contra a Rússia, e os pacotes, que, ao que me parece, já somam 16, têm um impacto negativo na economia dos Estados-membros. Do ponto de vista econômico, a UE tornou-se não competitiva. Energia, recursos, como gás ou petróleo, são bens importantes para determinar se você produz de forma mais cara ou mais barata", afirmou.

Segundo o político, o bloco precisa repensar a abordagem das restrições contra Moscou e decidir se elas ainda fazem sentido.
"Como Eslováquia, gostaríamos de focar a atenção nisso na UE e começar a reavaliar algumas decisões, para que não continuemos a cortar o galho onde estamos sentados", enfatizou Gaspar.
A Rússia já declarou que o país é capaz de lidar com a pressão das sanções, que continua a aumentar. O presidente Vladimir Putin lembrou que a política de contenção e enfraquecimento da Rússia é uma estratégia de longo prazo do Ocidente e que as restrições causaram um impacto significativo em toda a economia mundial.
Segundo Putin, o objetivo principal do Ocidente é piorar a vida de milhões de pessoas. Além disso, várias vozes nos próprios países já expressaram que as sanções são ineficazes.
Petroleiro no terminal Sheskharis em Novorossiysk, Rússia, foto publicada em 11 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 14.01.2025
Panorama internacional
Mídia: sanções dos EUA ao petróleo russo provocam aumento nas taxas de frete

'Política irracional', diz político alemão sobre medidas

Na última semana, o membro do Bundestag (parlamento da Alemanha) do partido Alternativa para a Alemanha (AfD), Steffen Kotré, declarou que as autoridades do país destruíram a própria economia ao apoiar as medidas contra a Rússia.
"Dirigi-me ao ministro dos Assuntos Econômicos e vice-chanceler da Alemanha, Robert Habeck, com a pergunta: quando irá suspender as sanções que são prejudiciais aos alemães? Ele não teve resposta ao meu pedido", disse Steffen Kotré em comunicado publicado no jornal Deutschland-Kurier.
Em suas palavras, a França e a Bélgica compram gás liquefeito russo e "só a Alemanha se prejudica. É uma política irracional. A política alemã não percebe a falácia das suas ações e não se importa com o quanto isso custa ao país. Eles continuam com essa loucura", afirmou.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала