- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Não é o homem que está sendo julgado, é um golpe de Estado', diz Lula após Bolsonaro virar réu

© Foto / Ricardo Stuckert / PRO presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva à imprensa no Hotel Imperial, Tóquio, Japão, 27 de março de 2025
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante entrevista coletiva à imprensa no Hotel Imperial, Tóquio, Japão, 27 de março de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2025
Nos siga no
Em viagem à Ásia na busca pela diversificação de parcerias e estabelecimento de novos acordos econômicos, o presidente da República afirmou ver com bons olhos o resultado dos esforços do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o inquérito que julga os envolvidos pela tentativa de golpe de Estado no Brasil.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em recente coletiva de imprensa no Japão, antes de seguir viagem para o Vietnã, respondeu a jornalistas sobre a decisão da Primeira Turma do STF sobre fazer de Jair Messias Bolsonaro e outros sete acusados — Walter Braga Netto, Anderson Torres, Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto — pela Procuradoria-Geral da República (PGR), réus pelos crimes de tentativa violenta de ruptura do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
Para Lula, as provas existentes apontam para a culpa de Bolsonaro, que ele tentou dar um golpe no país.

"É visível que o ex-presidente [Jair Bolsonaro] tentou dar um golpe no país. É visível, por todas as provas, que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente [Geraldo Alckmin] e para o assassinato do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira [Alexandre de Moraes], e todo mundo sabe o que aconteceu nesse país. Não adianta agora ficar fazendo bravata dizendo que está sendo perseguido", disse o presidente.

Ao lembrar que não tem qualquer ingerência sobre o julgamento e que tampouco deve fazer juízo de valor sobre os autos, até mesmo por desconhecer seu conteúdo, Lula disse que somente Bolsonaro sabe o que fez, e que um pedido antecipado por anistia sugere apenas um "mea culpa" e que o ex-presidente não teria, por tanto, como provar sua inocência.

"Quando ele [Jair Bolsonaro] pede anistia antes do julgamento, significa que ele está dizendo 'que sou culpado'. Ele deveria provar a inocência dele porque não precisava pedir anistia. Prova que é inocente e vai ficar livre e acabou. Agora, como ele não tem como provar que ele é inocente, como ele não tem como provar que ele não tentou dar golpe, ele fica tentando fazer provocação ainda na sociedade brasileira", afirmou.

Jair Bolsonaro chega para um almoço com senadores de sua base de apoio, no prédio do Congresso, em Brasília (DF). Brasil, 18 de fevereiro de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 26.03.2025
Notícias do Brasil
Depois de se tornar réu por tentativa de golpe, Bolsonaro reage: 'Eu preso vou dar trabalho'
Lula acredita ainda que a justiça deve ser feita e, apesar de tudo, defendeu a presunção de inocência do ex-presidente ao dizer que "se nos autos do processo ele for inocente: que seja inocentado. Se ele for culpado: que seja punido" e fez questão de rebater a alegação de Bolsonaro sobre quererem tirá-lo da disputa por 2026 lembrando que ele mesmo, Lula, foi proibido de disputar as eleições de 2018.

"Não é o homem Bolsonaro que está sendo julgado, é um golpe de Estado que está sendo julgado, é a conduta desse cidadão que está sendo julgada. Então eu penso que se ele tiver culpado ele tem de se contentar com a punição, isso vale para todos os 213 milhões de habitantes [do Brasil]. Então, ao invés de chorar, caia na realidade e saiba que você cometeu um atentado contra a soberania desse país. É isso", finalizou o presidente.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала