- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mídia: ataques da Força Aérea Israelense matam 10 no sul da Síria

© AP Photo / Matias DelacroixSoldados israelenses dirigem um veículo blindado ao longo da cerca de segurança perto da chamada Linha Alfa que separa as Colinas de Golã controladas por Israel da Síria, na cidade de Majdal Shams, quinta-feira, 19 de dezembro de 2024.
Soldados israelenses dirigem um veículo blindado ao longo da cerca de segurança perto da chamada Linha Alfa que separa as Colinas de Golã controladas por Israel da Síria, na cidade de Majdal Shams, quinta-feira, 19 de dezembro de 2024.  - Sputnik Brasil, 1920, 03.04.2025
Nos siga no
A Força Aérea Israelense realizou ataques na província de Daraa, no sul da Síria, matando 10 pessoas, informou nesta quarta-feira (2), o canal de televisão sírio Syria TV.
Mais cedo, o jornal sírio Al Watan relatou que moradores da província de Daraa entraram em confronto com os militares israelenses, que estavam avançando em território sírio.
Segundo a publicação, as forças israelenses foram forçadas a recuar sob a cobertura de aeronaves e artilharia.

Novo líder na Síria

O presidente de transição da Síria, Ahmed Sharaa, anunciou no sábado (29) a composição do novo governo de transição.
O anúncio é feito após três meses no poder e confrontos entre as forças do governo interino e combatentes leais ao ex-presidente Bashar al-Assad, deposto em dezembro de 2024, deixarem centenas de mortos em províncias costeiras do país.
A transição política conta com o cancelamento da Constituição de 2012, a promessa de elaborar nova carta constitucional para o país, dissolução das facções armadas e a criação de um novo exército nacional sírio.
Militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) em ações na Faixa de Gaza, em 23 de maio de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.03.2025
Panorama internacional
Israel reinicia operação terrestre dentro da Faixa de Gaza

Situação no enclave

O Hamas anunciou o adiamento da liberação de reféns prevista para 15 de fevereiro, argumentando que Israel não cumpriu os termos do armistício, atrasando o retorno dos deslocados ao norte da Faixa de Gaza e a entrega de ajuda humanitária no enclave palestino.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu que "o inferno vai eclodir" na Faixa de Gaza se o Hamas não devolver os reféns no dia combinado. Ele também afirmou que o povo palestino não terá o direito de retornar a Gaza no momento, pois Washington assumirá o controle do território para construir um "empreendimento imobiliário para o futuro".
As intenções de Trump com Gaza foram rejeitadas por grande parte da comunidade internacional, pelo povo árabe e pelos palestinos.
Desde 19 de janeiro, um cessar-fogo está em vigor na Faixa de Gaza, após 470 dias de hostilidades, como parte de um acordo entre Israel e o Hamas para liberar reféns israelenses em troca de prisioneiros palestinos. Mais de 48 mil palestinos e cerca de 1,5 mil israelenses foram mortos até o momento.
O conflito se espalhou para o Líbano e o Iêmen, provocando também uma troca de ataques com foguetes entre Israel e o Irã.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала