- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil sobe 5 posições no ranking global de desenvolvimento humano, aponta relatório da ONU

© AP Photo / Silvia IzquierdoUm menino recebe alimentos doados por um projeto social na favela do Turano, no Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024
Um menino recebe alimentos doados por um projeto social na favela do Turano, no Rio de Janeiro, 17 de junho de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 06.05.2025
Nos siga no
De acordo com relatório da ONU, o Brasil melhorou nos indicadores de renda e saúde, tirando o país da 89ª posição para a 84ª no raking global do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Nesta terça-feira (6), conforme divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Brasil avançou cinco posições no ranking global de IDH. Com base nos dados de 2023, o país passou da 89ª para a 84ª colocação entre 193 nações avaliadas, um progresso que reflete a melhora em alguns dos principais indicadores que compõem o índice.
De acordo com o relatório, o avanço do Brasil no ranking se deve principalmente ao aumento da renda nacional bruta per capita e à recuperação dos indicadores de saúde. A expectativa de vida, que havia sido impactada negativamente pela pandemia de COVID-19, voltou a crescer, contribuindo significativamente para a melhora do índice geral.
O IDH é um indicador criado pela ONU que avalia o progresso dos países a partir de três dimensões fundamentais: expectativa de vida, acesso à educação e renda per capita. Em 2023, o Brasil alcançou a pontuação de 0,786 em uma escala que vai de 0 a 1, sendo que valores entre 0,700 e 0,799 são considerados de desenvolvimento humano "alto". Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano de um país.
Carteira de Trabalho e Previdência Social  - Sputnik Brasil, 1920, 30.04.2025
Notícias do Brasil
Brasil cria mais de 654 mil postos de trabalho com carteira assinada em 3 meses
Mas, apesar do progresso, a área da educação continua sendo um ponto de estagnação. O tempo médio de estudo da população brasileira ainda está abaixo da média dos países com IDH alto, o que limita o avanço do país no ranking global. Esse fator ajuda a explicar por que o Brasil ainda não figura entre as nações mais bem colocadas do mundo.
Em relação ao cenário global, o Brasil superou a média mundial de IDH, que é de 0,739. No entanto, ainda está distante dos países com IDH muito alto, como Suíça, Noruega e Irlanda, que lideram o ranking. Isso mostra que, embora o país tenha avançado, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar os níveis de desenvolvimento das nações mais desenvolvidas.

Na comparação com os países da América Latina e Caribe, o Brasil ocupa uma posição intermediária, ficando atrás de Chile (0,855), Argentina (0,849) e Uruguai (0,809), mas à frente de Paraguai (0,728), Bolívia (0,693) e Venezuela (0,691). O relatório também chama atenção para as desigualdades internas no Brasil, destacando que o IDH municipal varia bastante entre as regiões, revelando disparidades significativas no acesso à saúde, educação e renda dentro do próprio território nacional.

Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала