- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil é protagonista global no combate à fome e à pobreza, diz ministro Wellington Dias (VÍDEOS)

© Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência BrasilMinistro do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias participa do programa "Bom Dia, Ministro", em 7 de maio de 2025
Ministro do Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias participa do programa Bom Dia, Ministro, em 7 de maio de 2025 - Sputnik Brasil, 1920, 06.06.2025
Nos siga no
Especiais
Em entrevista à Sputnik Brasil, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, detalhou o papel do Brasil na criação e liderança da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Segundo ele, a iniciativa nasce do reconhecimento de que o mundo fracassou nas metas 1 e 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) — a erradicação da pobreza e a fome zero — e precisa de uma nova rota até 2030.
"A Aliança Global é fruto de um entendimento baseado nos princípios colocados na mesa pelo presidente Lula na presidência do G20. O mundo, de certa forma, fracassou em relação às metas 1 e 2 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as metas de erradicação da pobreza e da fome zero."
Segundo o ministro, citando relatórios da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO, na sigla em inglês), em 2015 havia 600 milhões de pessoas em insegurança alimentar. Em 2022, esse número subiu para 750 milhões. Mesmo com os efeitos da pandemia e de outras crises, ele aponta que o Brasil tem se destacado como referência mundial.

"O Brasil é um país que é reconhecido como referência em políticas que garantem a condição de eficiência na redução da fome e, ao mesmo tempo, a superação da pobreza."

O país, segundo Dias, tem atuado como mediador entre experiências bem-sucedidas de diversos países e organismos internacionais, como o Banco Mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF, na sigla em inglês) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O objetivo, segundo ele, é construir um novo pacto global pela inclusão social.
"O papel do Brasil foi exatamente de mediar para que a gente tivesse […] a aliança, o compromisso para novamente entrar na prioridade do mundo e chegasse em 2030 reduzindo fome e, é claro, reduzindo a pobreza."
Refeição escolar oferecida aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Espaço de Bitita, no bairro do Canindé, em São Paulo, em 19 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2024
Notícias do Brasil
'Do Sul para o Sul': programa de merenda escolar brasileiro vira exemplo para o planeta
Durante sua visita a Doha, no Catar, o ministro negociou com a ONU a realização da Cúpula Social, marcada para dezembro. Um dos destaques será a primeira reunião da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. "Estive em Doha, e ali tratamos toda a coordenação desse encontro, que tem um entendimento com a ONU. É um encontro inédito."
"É a primeira vez que a ONU se desloca de Nova York para outra região do mundo, e ali em Doha, no Catar, teremos a cúpula social."
O Brasil, que copreside a aliança ao lado da Espanha, também prepara para setembro uma conferência dos Estados da América Latina e do Caribe como etapa preparatória para Doha. O ministro vê a integração entre políticas sociais e compromissos ambientais como essencial.
"Claro que também apoiamos a pauta colocada com a preocupação com a juventude, a primeira infância, com as mulheres, a garantia também de uma integração entre o social e o compromisso ambiental, ou seja, como trabalhar um crescimento econômico que também seja inclusivo em todo o planeta."

O que é o CadÚnico?

No centro dessa política está o Cadastro Único (CadÚnico), ferramenta brasileira que passou por um processo de modernização e já serve de modelo para mais de 90 países, segundo Wellington Dias. O CadÚnico é a principal ferramenta do governo federal para identificar famílias brasileiras de baixa renda e saber suas condições de vida, vinculado aos programas e benefícios sociais.
Com ele, diz, o governo conseguiu retirar do sistema mais de 4 milhões de cadastros irregulares e ampliar a precisão das políticas públicas. "Retiramos o cadastro de cerca de 4,1 milhões de cadastrados que tinham fraudes ou irregularidades. Eu digo que ainda podemos melhorar, mas estamos muito próximos de 100% de eficiência."
Os resultados, segundo o ministro, são expressivos. A insegurança alimentar foi reduzida em 85% e indicadores como pobreza extrema, desigualdade e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) apresentaram melhora significativa.
"A pobreza, que estava em 37%, caindo para a casa de 25% da população brasileira. Isso aqui é recorde dentro do Brasil, é uma marca histórica. […] o Índice de Gini chegando a 0,506 — estava em 2021 em 0,544 e agora com essa forte redução."

Paz mundial tem relação com a fome?

Dias destacou ainda a necessidade de enfrentar as causas estruturais da pobreza, com incentivo ao empreendedorismo, políticas de cuidados e uma articulação internacional mais sólida. "O mundo não terá paz, o mundo não terá uma condição pacífica sobre, por exemplo, a política migratória enquanto não resolver o problema da fome e da pobreza."
Segundo ele, a Aliança Global estabelece que cada país elabore seu próprio plano de Estado, com apoio técnico, financeiro e político dos demais membros — já são quase 200.

"E é isso que colocou a aliança a garantir, por exemplo, apoio financeiro, quer dizer, cada país faz um plano de Estado. Já são quase 200 membros na aliança."

No fim, o ministro ressaltou o papel do Brasil como liderança nesse processo e reforçou o compromisso do governo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
"Queremos um mundo com paz, queremos um mundo com uma qualidade de vida maior para todas as pessoas. Nós temos que levar muito adiante os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e especialmente os objetivos 1 e 2, que tratam exatamente da erradicação da pobreza e da fome zero. E nisso contem com o Brasil."
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала