https://noticiabrasil.net.br/20250609/iniciativa-do-brics-permite-que-municipios-encontrem-saidas-efetivas-para-problemas-cotidianos-40102202.html
Iniciativa do BRICS permite que municípios encontrem 'saídas efetivas para problemas cotidianos'
Iniciativa do BRICS permite que municípios encontrem 'saídas efetivas para problemas cotidianos'
Sputnik Brasil
Em entrevista ao Mundioka, podcast da Sputnik Brasil, o chefe adjunto do Fórum Internacional dos Municípios BRICS (IMBRICS), Henrique Domingues, falou sobre a... 09.06.2025, Sputnik Brasil
2025-06-09T15:40-0300
2025-06-09T15:40-0300
2025-06-09T20:51-0300
panorama internacional
rússia
brasil
brics
sputnik brasil
prefeituras
parceria
municípios
exclusiva
fórum
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/1b/36219715_0:0:3238:1822_1920x0_80_0_0_994827a86e43cf6197b7dc437d9ce711.jpg
As grandes discussões de cunho geopolítico são atribuídas, de modo geral, aos presidentes das nações. Obviamente esses líderes são os grandes responsáveis pelas decisões e desdobramentos inerentes ao país que comanda, mas isso não significa que os representantes municipais devam estar totalmente fora desse meandro.O fórum, que no ano passado em Moscou contou com a presença de representantes de 300 cidades de 150 países do mundo — a iniciativa não recebe apenas países associados ao BRICS —, vai demonstrando seu crescimento e possibilidades de viabilizar diretrizes.No caso do Brasil, o chefe adjunto do fórum destaca a participação mais efetiva de algumas partes, como o estado de Santa Catarina, que participou de um evento da iniciativa em São Petersburgo, em 2023; a Associação Paulista de Municípios (AMP), presente já no primeiro evento, em 2019; e o município de Maceió (AL), que sediou um evento organizado para o turismo.Como o fórum é um espaço desenvolvido sob o alicerce das parcerias público-privadas, é interessante que os municípios apresentem projetos e possam adquirir investimentos. As trocas podem acontecer tanto entre cidades quanto entre iniciativas públicas e privadas.Domingues conta, por exemplo, que São Paulo e Moscou estabeleceram uma parceria no âmbito do transporte fluvial. A ideia é que a capital russa realize "uma transferência de métodos e de tecnologia para que o rio Pinheiros passe a integrar o sistema público de transporte da capital paulista".Já nesta semana, em uma reunião extraordinária, o Rio de Janeiro também fez um acordo com uma gigante da tecnologia chinesa.De acordo com Henrique Domingues, a procura dos municípios pela instituição se dá em vários temas, desde educação e segurança pública à infraestrutura. Na questão da segurança, ele afirma que há um interesse muito grande.Advogando por um mundo multipolar, assim como o próprio BRICS, o fórum inclui os municípios para a nova realidade que se impõe.Como um município brasileiro pode se candidatar ao BRICS?Domingues afirma que os municípios interessados devem entrar no site do IMBRICS e enviar um e-mail, que o Fórum entrará em contato e buscará soluções.Segundo ele, é importante que as prefeituras apresentem projetos concretos, mas não existe uma obrigação."Ou o prefeito pode apenas manifestar um interesse, e aí a gente, claro, terá que desenvolver junto com o prefeito quais são as prioridades, quais são as melhores possibilidades de desenvolvimento de projetos internacionais", acrescentou.
https://noticiabrasil.net.br/20250609/o-brics-no-dia-a-dia-do-cidadao-40172485.html
https://noticiabrasil.net.br/20250606/nao-cabe-nos-subordinarmos-ao-que-e-produzido-em-poucos-paises-diz-reitor-da-ufrj-em-forum-do-brics-40098843.html
brasil
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
2025
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
notícias
br_BR
Sputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
https://cdn.noticiabrasil.net.br/img/07e8/08/1b/36219715_326:0:3057:2048_1920x0_80_0_0_ecbe0c78e13c470cb9a8d64da0c3b00e.jpgSputnik Brasil
contato.br@sputniknews.com
+74956456601
MIA „Rossiya Segodnya“
rússia, brasil, brics, sputnik brasil, prefeituras, parceria, municípios, exclusiva, fórum, multipolaridade, mundo multipolar , cooperação multilateral, cidades
rússia, brasil, brics, sputnik brasil, prefeituras, parceria, municípios, exclusiva, fórum, multipolaridade, mundo multipolar , cooperação multilateral, cidades
Iniciativa do BRICS permite que municípios encontrem 'saídas efetivas para problemas cotidianos'
15:40 09.06.2025 (atualizado: 20:51 09.06.2025) Especiais
Em entrevista ao Mundioka, podcast da Sputnik Brasil, o chefe adjunto do Fórum Internacional dos Municípios BRICS (IMBRICS), Henrique Domingues, falou sobre a estrutura de cooperação e seu papel para contribuir para o desenvolvimento das cidades.
As
grandes discussões de cunho geopolítico são atribuídas, de modo geral, aos presidentes das nações. Obviamente esses líderes são os grandes responsáveis pelas decisões e desdobramentos inerentes ao país que comanda, mas isso não significa que os representantes municipais devam estar totalmente fora desse meandro.
"Os problemas acontecem nas cidades, no nosso dia a dia, como quando a gente se levanta cedinho pela manhã, vai para o ponto de ônibus esperar o nosso transporte para ir para o trabalho", exemplificou Domingues, ressaltando a importância de as cidades estarem incluídas na discussão.
O fórum, que no ano passado em Moscou contou com a presença de representantes de 300 cidades de 150 países do mundo — a iniciativa não recebe apenas países associados ao BRICS —, vai demonstrando seu crescimento e possibilidades de viabilizar diretrizes.
No caso do Brasil, o chefe adjunto do fórum destaca a participação mais efetiva de algumas partes, como o estado de Santa Catarina, que participou de um evento da iniciativa em São Petersburgo, em 2023; a Associação Paulista de Municípios (AMP), presente já no primeiro evento, em 2019; e o município de Maceió (AL), que sediou um evento organizado para o turismo.
"O interesse comum dos municípios brasileiros é a busca por investimentos, a busca por financiamento, a busca pela atração de capital, de dinheiro para o território municipal. Porque, de fato, as prefeituras têm projetos para ser desenvolvidos, mas o orçamento das prefeituras geralmente é muito limitado", afirma.
Como o fórum é um
espaço desenvolvido sob o alicerce das parcerias público-privadas, é interessante que os municípios apresentem projetos e possam
adquirir investimentos.
As trocas podem acontecer tanto entre cidades quanto entre iniciativas públicas e privadas.
Domingues conta, por exemplo, que São Paulo e Moscou estabeleceram uma parceria no âmbito do transporte fluvial. A ideia é que a capital russa realize "uma transferência de métodos e de tecnologia para que o rio Pinheiros passe a integrar o sistema público de transporte da capital paulista".
Já nesta semana, em uma reunião extraordinária, o Rio de Janeiro também fez um acordo com uma gigante da tecnologia chinesa.
"Eles iniciam a sua atividade no Brasil agora, a partir desse mercado de aluguel de power banks, mas eles têm um projeto bastante ousado de popularizar o acesso às tecnologias inteligentes do ponto de vista do uso comum. Eles querem, a partir da sua visão, possibilitar que as tecnologias estejam acessíveis em todos os pontos da cidade", comentou.
De acordo com Henrique Domingues, a procura dos municípios pela instituição se dá em vários temas, desde educação e segurança pública à infraestrutura. Na questão da segurança, ele afirma que há um interesse muito grande.
Advogando por um
mundo multipolar, assim como o próprio BRICS, o fórum inclui os municípios para a nova realidade que se impõe.
"É a partir dessa nova ferramenta de relações internacionais que os municípios vão encontrar saídas efetivas e práticas para os seus problemas cotidianos", comenta o chefe adjunto.
Como um município brasileiro pode se candidatar ao BRICS?
Domingues afirma que os municípios interessados devem entrar no site do IMBRICS e enviar um e-mail, que o Fórum entrará em contato e buscará soluções.
Segundo ele, é importante que as prefeituras apresentem projetos concretos, mas não existe uma obrigação.
"As prefeituras têm projetos concretos. Às vezes esses projetos não estão adequados, então a gente tem uma equipe aqui no Brasil que é capaz de oferecer a consultoria técnica para adequar os projetos à realidade de captação financeira internacional, apresentações internacionais e mesmo nacionais também", explica.
"Ou o prefeito pode apenas manifestar um interesse, e aí a gente, claro, terá que desenvolver junto com o prefeito quais são as prioridades, quais são as melhores possibilidades de desenvolvimento de projetos internacionais", acrescentou.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.
Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).