- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula responde às ameaças dos EUA: diálogo aberto, mas com firmeza e interesse nacional

© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens‼ Lula convoca ministros após EUA impor tarifa de 50% contra produtos do Brasil
‼ Lula convoca ministros após EUA impor tarifa de 50% contra produtos do Brasil - Sputnik Brasil, 1920, 04.08.2025
Nos siga no
A fala de Trump de que Lula pode "ligar quando quiser" gerou expectativas, mas também cautela diplomática. A tensão entre os países aumentou após tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e sanções contra autoridades brasileiras. Lula defende diálogo, mas avisa que há limites para o confronto.
A semana começou com expectativa sobre uma possível conversa entre o presidente Lula e Donald Trump, após o líder norte-americano declarar que Lula poderia falar com ele "quando quiser". A afirmação foi recebida com cautela pelo Itamaraty, que considera necessário preparo e articulação diplomática para esse tipo de diálogo entre chefes de Estado.
De acordo com o G1, diplomatas brasileiros destacaram que, apesar de simbólica, a declaração de Trump não garante abertura concreta. A comunicação entre líderes exige alinhamento entre equipes, definição de temas e cuidado com o tom, ainda mais em meio à recente escalada de tensão bilateral.
A tensão aumentou após Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros e sancionar, com base na Lei Magnitsky, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, um gesto visto como agressivo contra o Brasil que colocou em alerta as autoridades brasileiras.
Durante um evento do PT, Lula comentou que é preciso cautela nas negociações com os Estados Unidos. Disse haver "limites" para o confronto e defendeu uma postura racional, afirmando que o Brasil não deseja conflito, mas também não tem medo de se posicionar em defesa da soberania nacional.
Lula e Trump podem se encontrar na ONU em meio à crise do tarifaço - Sputnik Brasil, 1920, 01.08.2025
Notícias do Brasil
'Sempre estivemos abertos ao diálogo', diz Lula após Trump sinalizar conversa sobre tarifa de 50%
"O que nós queremos, nós estamos trabalhando, nós vamos ajudar as nossas empresas, nós vamos defender os nossos trabalhadores e vamos dizer o seguinte, quando quiser negociar, as propostas estão na mesa", afirmou Lula.
O presidente garantiu que está disposto a buscar acordos, desde que respeitado o papel brasileiro nas negociações.
Em postagem nas redes sociais, Lula reforçou que o Brasil sempre esteve aberto ao diálogo e que cabe aos brasileiros e suas instituições definir os rumos do país. A mensagem, apesar de conciliatória, reafirma a autonomia brasileira diante das medidas impostas pelos EUA.
Um passo relevante na relação diplomática foi o encontro entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Washington. Vieira afirmou que o Brasil não se curvará a pressões externas em referência à tentativa de interferência dos EUA sobre o processo judicial contra Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала