- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Extremamente custoso': Turquia não pode abdicar da energia russa, diz mídia

© Sputnik / Maksim BlinovPlataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, na república do Tatarstão, Rússia, em 21 de maio de 2023
Plataforma de petróleo no distrito de Bavlinsky, na república do Tatarstão, Rússia, em 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2025
Nos siga no
A Turquia não pode, no curto prazo, abrir mão das importações de energia da Rússia sem enfrentar graves consequências econômicas e diplomáticas, avaliou o colunista Ilter Turan, do jornal econômico turco Ekonomim.
Para Turan, a dependência energética da Turquia limita as opções políticas de curto prazo.

"A Turquia tem acordos de longo prazo com a Rússia para a compra de gás natural. As necessidades adicionais podem ser supridas pelo Azerbaijão, mas o presidente dos EUA busca uma política voltada a enfraquecer economicamente a Rússia. No entanto, a Turquia depende em grande medida do combustível importado da Rússia", explicou o colunista.

Ele acrescentou que uma mudança repentina nas rotas de abastecimento seria desastrosa:

"Tentar alterar bruscamente o sistema de fornecimento de energia não apenas prejudicaria as relações com Moscou, mas também seria extremamente custoso para a Turquia."

Uma bandeira nacional russa e bandeiras com o logotipo da Rosatom tremulam no canteiro de obras de uma torre de resfriamento na usina nuclear Kursk II, perto da vila de Makarovka, nos arredores de Kurchatov, região de Kursk - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2025
Panorama internacional
Contra o 'colonialismo tecnológico': Rússia impulsiona uma nova era de energia nuclear pacífica
Segundo dados da Autoridade Reguladora do Mercado de Energia da Turquia (EPDK), em 2024 o petróleo russo representou 66% das importações turcas, enquanto o gás natural russo respondeu por 41%. Diante desse cenário, o Ekonomim observa que Ancara busca gradualmente "ampliar a cesta de fornecedores alternativos", mas sem comprometer os laços estratégicos com Moscou.
Anteriormente, o presidente dos EUA, Donald Trump, expressou confiança de que a Turquia pararia de comprar petróleo russo. A afirmação provocou reações em Moscou e em Ancara.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, respondeu dizendo que a Rússia respeita a posição da Turquia e não duvida de que Ancara respeita os interesses de seu povo. Já o ministro turco da Energia, Alparslan Bayraktar, reafirmou recentemente que o país não pretende abandonar o gás russo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала