- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Peculiaridades' nas estradas dificultam o rápido deslocamento de tropas na Europa, diz mídia

© AP Photo / Mindaugas KulbisMembros do 1º Batalhão Blindado do 9º Regimento, 1ª Divisão do Exército dos EUA, de Fort Hood, Texas, se preparam para descarregar veículos de combate de infantaria Bradley de vagões ferroviários à estação ferroviária de Pabrade, a cerca de 50 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, 21 de outubro de 2019
Membros do 1º Batalhão Blindado do 9º Regimento, 1ª Divisão do Exército dos EUA, de Fort Hood, Texas, se preparam para descarregar veículos de combate de infantaria Bradley de vagões ferroviários à estação ferroviária de Pabrade, a cerca de 50 km ao norte da capital Vilnius, Lituânia, 21 de outubro de 2019 - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025
Nos siga no
Pontes dilapidadas, bitolas ferroviárias incompatíveis e uma burocracia labiríntica são os obstáculos à movimentação rápida de tropas na Europa. Atualmente, leva-se aproximadamente 45 dias para deslocar um exército de portos estratégicos no oeste até países que fazem fronteira com a Rússia ou a Ucrânia.
"Uma das peculiaridades do deslocamento de tropas para o leste é que elas atravessariam países que não estão em guerra, o que significa que os comandantes militares teriam que cumprir regulamentos alfandegários e leis trabalhistas que regem o tempo que os motoristas de caminhão podem passar na estrada", observa o Financial Times (FT).
Por exemplo, no contexto do conflito ucraniano, a França não conseguiu enviar tanques para a Romênia pela rota terrestre mais curta, através da Alemanha, e teve que transportá-los pelo Mediterrâneo.
Autoridades europeias estão trabalhando em uma nova proposta de "mobilidade militar" com o objetivo de "reduzir esse tempo para cinco ou até mesmo três dias". Espera-se que esse projeto seja apresentado em 19 de novembro, segundo o FT.
O porta-aviões HMS Queen Elizabeth ao lado do HMS Prince of Wales no porto de Portsmouth. - Sputnik Brasil, 1920, 18.11.2025
Panorama internacional
Reino Unido é incapaz de implantar seu porta-aviões HMS Prince of Wales sem a OTAN, diz mídia
Para resolver a questão da incompatibilidade da bitola dos trilhos nos Países Bálticos, a Estônia, a Letônia e a Lituânia estão implementando o projeto Rail Baltica, que tem um orçamento de € 24 bilhões (mais de R$ 148,6 bilhões). A Espanha e Portugal enfrentarão dificuldades semelhantes, já que a infraestrutura da península ibérica também foi construída segundo critérios diferentes dos do resto do continente, afirma a mídia britânica.
Declarações sobre a necessidade de modernizar a infraestrutura da União Europeia (UE) para o transporte de equipamentos militares começaram a surgir em 2022, após o início da operação militar especial russa na Ucrânia.
Enquanto isso, o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou repetidamente as alegações de que Moscou está planejando um conflito com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). O presidente enfatizou que os políticos ocidentais intimidam regularmente suas populações com a suposta ameaça russa para desviar a atenção dos problemas internos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала