Moraes autoriza internação de Bolsonaro para cirurgia de hérnia
14:36 23.12.2025 (atualizado: 18:48 23.12.2025)

© AP Photo / Eraldo Peres
Nos siga no
Ex-presidente será operado no dia do Natal. Uma entrevista estava marcada para hoje, mas foi cancelada por motivos médicos.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizou a internação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima quarta-feira (24), para a realização de uma cirurgia de hérnia inguinal prevista para a quinta-feira de Natal. Bolsonaro tinha a previsão de conceder uma entrevista ao portal Metrópoles às 13h00 de hoje (23), mas cancelou o compromisso por questões de saúde.
A decisão foi tomada após manifestação favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ex-presidente deve fazer exames clínicos e de imagem, além de um preparo pré-ambulatório. A operação deve durar entre três e quatro horas.
O objetivo da cirurgia de hérnia inguinal é reposicionar o conteúdo abdominal e reforçar a musculatura local, reduzindo o nível de dor e novas complicações. A condição se configura quando parte do intestino se projeta por pontos enfraquecidos da parede abdominal na região da virilha.
Apesar de ter autorizado a internação, Moraes considerou que a cirurgia tinha caráter eletivo, e não emergencial. Especialistas da PF indicaram que uma intervenção devia ocorrer "o mais breve possível", mas sem caracterizar urgência imediata. Em adendo, o ministro ressaltou que a autorização não interfere na execução da pena de 27 anos e 3 meses por golpe de Estado.

