Donald Trump anuncia data para encontro com Gustavo Petro na Casa Branca
16:07 09.01.2026 (atualizado: 17:16 09.01.2026)

© AP Photo / Evan Vucci
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (9), em uma publicação no Truth Social, que se encontrará com seu homólogo colombiano, Gustavo Petro, na primeira semana de fevereiro, na Casa Branca.
"Tenho certeza de que será muito bom para a Colômbia e os EUA, mas precisamos impedir a entrada de cocaína e outras drogas nos Estados Unidos."
Na última quarta-feira (7), os líderes conversaram por telefone, segundo Trump, que acrescentou que o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, Rosa Yolanda Villavicencio, estavam tomando as providências necessárias para um encontro na Casa Branca.
Em novembro de 2025, Petro tinha pedido ao Catar para atuar como interlocutor para a crise entre a Colômbia e os Estados Unidos. O país do Oriente Médio tem atuado como mediador em conflitos pelo mundo, participando ativamente no acordo de cessar-fogo entre a República Democrática do Congo (RDC) e Ruanda.
Apesar de uma tímida abertura de diálogo entre Trump e Petro, na última segunda-feira (5), o presidente colombiano declarou que estava pronto para pegar em armas pelo país em caso de uma agressão norte-americana.
"Jurei não pegar em armas novamente desde o Pacto de Paz de 1989, mas, pela Pátria, voltarei a empunhar as armas, por mais que não as queira."
Os comentários de Petro aconteceram horas após o presidente republicano acusá-lo de produzir cocaína na Colômbia e não descartar uma operação terrestre no país sul-americano.
"A Colômbia é governada por um homem doente. Ele não vai durar muito tempo", disse Trump à imprensa. Quando questionado se realizaria um ataque como o executado contra a Venezuela, ele respondeu: "Acho que não há problema".


