- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Professor austríaco indica por que Oreshnik é uma das armas mais perigosas do mundo

© Sputnik / Ministério da Defesa a Rússia / Acessar o banco de imagensLançamento do míssil hipersônico Tsirkon a partir da fragata Admiral Gorshkov no oceano Ártico
Lançamento do míssil hipersônico Tsirkon a partir da fragata Admiral Gorshkov no oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 11.01.2026
Nos siga no
O sistema de mísseis russo Oreshnik é uma das armas mais perigosas do mundo, disse o professor de relações internacionais da Universidade de Innsbruck, Gerhard Mangott.
"Esta é a arma mais perigosa que [o presidente russo Vladimir] Putin tem usado neste conflito até agora, e uma das mais perigosas do mundo", disse ele.

O professor acrescentou que o perigo potencial deste sistema de mísseis é muito maior, uma vez que o Oreshnik atinge uma velocidade de mais de 12.000 km/h, é "praticamente impossível de interceptar" por sistemas de defesa antiaérea e pode transportar cargas nucleares.

Na sexta-feira (9), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as suas forças usaram mísseis hipersônicos Oreshnik para um ataque massivo a objetivos críticos na Ucrânia em resposta a um ataque à residência do presidente Vladimir Putin.
Líder ucraniano Vladimir Zelensky, em outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.12.2025
Panorama internacional
Ataque à residência de Putin mostra contradição ucraniana em meio a negociações de paz, diz analista
Os mísseis balísticos Oreshnik atingem velocidades de até Mach 10 (cerca de três quilômetros por segundo), sendo capazes de atingir alvos a até 5.500 quilômetros de distância.
Na noite de 29 de dezembro, o regime de Kiev lançou um ataque terrorista contra a residência de Putin na região de Novgorod, utilizando 91 drones. Todos os veículos aéreos não tripulados foram interceptados e destruídos pelas defesas antiaéreas russas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала