- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Mercosul poderia fechar um acordo comercial com o BRICS? Eis o que diz seu presidente pro tempore

© Luis Robayo / AFPMercosul e União Europeia assinam acordo comercial em cerimônia com autoridades no Paraguai; Lula foi representado por ministro
Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial em cerimônia com autoridades no Paraguai; Lula foi representado por ministro - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Nos siga no
"Sim, absolutamente". Esta foi a resposta do presidente do Paraguai e atual presidente pro tempore do Mercosul, Santiago Peña, sobre possível acordo entre o bloco sul-americano e o BRICS, durante coletiva de imprensa na capital paraguaia neste sábado (17).
A coletiva de Peña ocorreu no contexto da assinatura do acordo de livre comércio com a União Europeia, que criará uma das maiores zonas de livre comércio do mundo, com 750 milhões de pessoas.
Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai divulgaram neste sábado (17) uma nota conjunta chamando o tratado do Mercosul com a União Europeia de "conquista histórica" que fortalece as relações comerciais, políticas e de cooperação entre as regiões.
Durante a cerimônia de assinatura, Peña comentou que o resultado poderia ter sido mais vantajoso e alertou sobre "não cair no erro da autocomplacência" ao afirmar que os países envolvidos "perderam muito tempo para chegar até aqui" e que o resultado poderia ter sido mais vantajoso.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, celebrou o novo acordo e o classificou como um marco de "cooperação, não rivalidade". O pacto elimina tarifas, amplia investimentos e cria uma zona de livre comércio com 750 milhões de pessoas e quase 20% do Produto Interno Bruto (PIB) global.
A dirigente europeia destacou que o acordo é uma aliança estratégica em meio à crescente tensão comercial global, especialmente sob o novo mandato de Donald Trump nos EUA. "É assim que o comércio deve funcionar", disse.
O acordo garante acesso preferencial do Mercosul ao mercado europeu, com eliminação de tarifas para 92% das exportações do bloco, o equivalente a cerca de US$ 61 bilhões (R$ 327,5 bilhões), além de benefícios tarifários adicionais para outros 7,5%.
O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em evento no Rio de Janeiro, em janeiro de 2026 - Sputnik Brasil, 1920, 17.01.2026
Notícias do Brasil
Governo Lula celebra acordo Mercosul-UE como marco histórico
O tratado também inclui compromissos com desenvolvimento sustentável e transição energética, reforçando laços econômicos e ambientais entre os blocos. Segundo von der Leyen, "quando regiões como as nossas falam com uma só voz, o mundo escuta".
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала