Opinião: criptomoedas podem competir com ouro como reserva de valor

Enquanto o preço do bitcoin continua flutuando e vários países consideram a oportunidade de criar suas próprias moedas digitais, os investidores estão analisando se as criptomoedas poderão ou não se tornarem futuramente ativos iguais ao ouro.
Sputnik

Petr Dvoryankin, fundador da CryptoLife — uma rede internacional de investidores profissionais trabalhando com ativos digitais — contou à Sputnik Internacional que, em sua opinião, o ouro não corresponde a um meio de pagamento do século XXI (ao contrário do século XIX), argumentando que se trata mais de um ativo de investimento atraente, como um imóvel ou obra de arte.

3 cenários apocalípticos para o bitcoin
Portanto, ele assinalou que o bitcoin possui um número de vantagens em comparação com o ouro. Por exemplo, a moeda virtual mais popular do mundo primeiro pode ser utilizada como meio de pagamento por produtos e serviços em vários países, enquanto o ouro geralmente é aceito como modo de pagamento apenas em situações de emergência ou em certos "países exóticos".

"Em qualquer caso, o preço do ouro não é tão volátil [como o das criptomoedas], fazendo com que ele seja mais adequado como reserva de valor. Em ternos de investimento, porém, [o ouro] é uma ferramenta menos arriscada, mas também menos lucrativa que as moedas virtuais", explicou Dvoryankin.

O analista de marketing Roman Tkachuk adicionou que, neste sentido, é difícil prever se criptomoedas podem ser utilizadas no futuro como meios de pagamento ou como ativos.

Bitcoin, bananacoin e putincoin: febre do ouro da era digital
"Criptomoedas estão competindo com o dólar norte-americano e euro como meio de pagamento. Como ativo, reserva de valor, as criptomoedas até que podem competir com o ouro. Contudo, por outro lado, elas não conseguiriam substituir o ouro completamente, já que o ouro é um ativo comprovado e testado que é utilizado como reserva de valor por séculos […] Acredito que as criptomoedas vão ocupar um certo nicho, mas não substituirão o ouro", assinalou Tkachuk, recordando que no ano passado houve mais procura por bitcoins que pelo ouro.

Anteriormente, a Sputnik escreveu como uma grande correção no mercado de criptomoedas estimulou o interesse pelo ouro por parte de investidores.

Comentar