O reverendo Michael R Jordan, pastor da Igreja Batista da Nova Era de Birmingham, colocou a placa no sábado, de acordo com a AL.com.
O fundador da Igreja das Terras Altas, Chris Hodges, anunciou a nova locação no dia 2 de maio, dizendo: "Decidimos que, neste outono, lançaremos um campus, mas não será como nossos campi normais. Vamos lançar um campus no coração da área com a maior ocorrência de crimes em toda a nossa cidade e vamos fazer um serviço presencial, com música ao vivo e vai ser diferente de várias maneiras para atender as necessidades dessa comunidade," declarou ao Christian Post.
É motivado por esta declaração que Jordan aconselhou os negros da cidade a "ficarem fora das igrejas brancas". Jordan disse à AL.com que "os negros inundaram igrejas brancas e se mudaram para bairros brancos… Por razões de status. É uma sensação de autoestima. Mas 99% dos brancos não vão a uma igreja negra".
Jordan disse à AL.com que seus temores incluem a cidade de Birmingham, dando à nova igreja prioridade de financiamento sobre outros programas sociais, incluindo aqueles destinados a abordar os problemas sociais que supostamente motivariam a nova igreja. Dirigindo-se às preocupações de Hodges mais diretamente, Jordan disse:
"Se você está preocupado com o crime e as drogas, por que abandonou a cidade e começou seus próprios sistemas escolares? É muito hipócrita. Chris Hodges não vai morar perto de nós. não vai deixar a família dele ir para a escola conosco. Se você quer ajudar com o crime, tem empresários ricos, dê a esses garotos negros um emprego, não limpeza. Comece alguns programas de trabalho e financie através da igreja negra".
Os esforços de Hatcher claramente fizeram pouco para amenizar os temores de moradores como Jordan, que descreveu como as linhas raciais na cidade se perpetuaram desde o fim da segregação formal. "Igrejas brancas merecem a culpa pela segregação de bairros e escolas", disse Jordan à AL.com na quarta-feira.
"Os brancos não queriam ser nossos vizinhos, não queriam que seus filhos estudassem com nossos filhos. Eles também deixaram as igrejas. Eles venderam as igrejas para nós. Os brancos não querem ser nossos vizinhos. Se você não quer ser nosso vizinho, por que se sente confortável em colocar uma igreja branca no centro da cidade? "
O prefeito de Birmingham, Randall Woodfin, respondeu na segunda-feira à mensagem da Igreja Batista da Nova Era com um post no Facebook:
"Há um espírito que está sobre esta cidade que tem que ser derrubado. Um espírito de racismo e divisão. Nós temos que mudar a conversa para o que nós precisamos para evoluir. A escuridão não pode nos levar à escuridão. Somente a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso".