A tragédia ocorreu no noroeste do Irã, enquanto Raisi retornava de um evento na fronteira com o Azerbaijão, segundo informou a Vice-Presidência iraniana. O evento tinha como objetivo reforçar as relações entre os dois países vizinhos.
A repercussão internacional foi ampla. Diversos líderes mundiais expressaram suas condolências.
O presidente russo, Vladimir Putin, referiu-se a Raisi como "um verdadeiro amigo da Rússia" e manifestou o desejo de fortalecer os laços com Teerã. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também expressou seus sentimentos.
Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia, disse estar "profundamente chocado e triste" com a notícia. Hakan Fidan, ministro das Relações Exteriores da Turquia, relatou os esforços de seu país para ajudar nas operações de resgate, lamentando não ter havido boas notícias.
Líbano e Síria decretaram três dias de luto nacional em homenagem a Raisi. Enquanto isso, o Hamas, grupo que controla a Faixa de Gaza e é apoiado pelo Irã, expressou solidariedade ao povo iraniano pela "imensa perda".
O presidente da China, Xi Jinping, chamou a morte de Raisi de "uma grande perda para o povo iraniano e para os chineses, que perderam um bom amigo", conforme declarado pelo ministro das Relações Exteriores, Wang Yi.
Na União Europeia, o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e Josep Borrell, líder da diplomacia, ofereceram sinceras condolências em nome do bloco.
Outros países, como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Jordânia, Iraque, Paquistão e Catar, também enviaram mensagens de pesar, refletindo a importância regional e global do líder iraniano e seu chanceler.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, também expressou suas condolências através das redes sociais, destacando o pesar pela perda das vidas e a solidariedade ao povo iraniano.
"Com pesar soube da confirmação da morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e do seu chanceler, Hossein Amir-Abdollahian, e de todos os passageiros e tripulação, após a queda de seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano", disse Lula.
A remoção dos corpos das vítimas já começou, e a investigação sobre as causas do acidente está em andamento.