Panorama internacional

Negociações entre Putin e Erdogan podem arruinar planos dos EUA, diz político turco

As decisões dos líderes turco e russo, Recep Tayyip Erdogan e Vladimir Putin, após as conversas planejadas às margens da cúpula do BRICS em Kazan, podem destruir os planos dos EUA na Síria e acelerar o processo de normalização das relações entre Ancara e Damasco, disse à Sputnik o presidente do partido turco Vatan (Pátria), Dogu Perincek.
Sputnik
O assessor presidencial russo Yuri Ushakov confirmou anteriormente que a Turquia solicitou a adesão plena ao BRICS e que o pedido está sendo analisado.
Erdogan vai participar da 16ª Cúpula do BRICS, que começa hoje (22) em Kazan, disse o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.

"A questão síria será um dos principais tópicos da agenda das conversas entre os dois líderes. A cooperação russo-turca vai ser extremamente importante, inclusive para o estabelecimento de relações entre Ancara e Damasco", disse Perincek.

O presidente Erdogan comunicou anteriormente que Ancara espera que a Rússia e o Irã tomem "medidas eficazes" contra a ameaça de Israel contra a Síria.
Panorama internacional
Brasil e suas Forças Armadas se beneficiariam com entrada da Turquia nos BRICS, diz analista

"Os únicos fatores que podem impedir e destruir os planos atlânticos, planos dos EUA na Síria, são a cooperação entre Ancara e Moscou, representada pelos líderes Vladimir Putin e Recep Tayyip Erdogan, e suas próximas conversas. [...] A cooperação entre a Turquia e a Rússia na Síria significa apoiar a integridade territorial da Turquia, Síria, Irã e Iraque e impedir o plano de criação do 'Curdistão' pelos EUA e Israel", enfatizou Perincek.

As relações entre os dois países se agravaram drasticamente após o início da guerra civil na Síria, com vários ataques mútuos tendo lugar.
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse anteriormente que estava pronto para se reunir com seu homólogo sírio Bashar al-Assad e que estava aguardando uma resposta do lado sírio à proposta feita.
A Rússia não está poupando esforços para ajudar a Turquia e a Síria a chegarem a acordos para normalizar suas relações, disse o embaixador russo em Ancara, Aleksei Yerkhov.
Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Turquia sublinhou em conversa com a Sputnik que Ancara saúda os esforços da Rússia para estabelecer a interação entre a Turquia e a Síria e que vai continuar seus próprios esforços para preparar o terreno para a normalização das relações com Damasco de boa-fé e sem pré-condições.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar