Panorama internacional

Como o novo bloco do Sahel desafia o neocolonialismo ocidental?

Mali, Burkina Faso e Níger assinaram um pacto de defesa mútua, a Aliança dos Estados do Sahel, em 16 de setembro de 2023. O trio também decidiu se retirar da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) em janeiro.
Sputnik
A Aliança dos Estados do Sahel, composta por Mali, Burkina Faso e Níger, rejeitou firmemente uma proposta da CEDEAO de adiar sua retirada do bloco regional por seis meses.
Resoluto em sua decisão de sair em janeiro de 2025, o trio rotulou o cronograma da CEDEAO como desestabilizador.

O que é a Nova Confederação do Sahel?

A confederação é uma aliança de antigas colônias francesas — Mali, Níger e Burkina Faso — que pediu a retirada das tropas francesas e norte-americanas, citando sua ineficácia no combate ao terrorismo na região.
Estabelecido sob o pacto do Sahel de 2023, o bloco visa fortalecer as capacidades de defesa, colaborar na luta contra grupos jihadistas, estabelecer um banco de investimento conjunto e compartilhar recursos para projetos de desenvolvimento econômico.

Quão forte é seu exército?

As capacidades militares das três nações são as seguintes:
Níger: 30.000 soldados no Exército, Força Aérea e forças paramilitares.
Burkina Faso: 16.500 soldados, incluindo pessoal da Milícia Popular.
Mali: 44.800 soldados no Exército, Força Aérea e Guarda Nacional.
Eles utilizam uma variedade de equipamentos militares, incluindo tanques da era soviética, caças russos Su-25, helicópteros do tipo Mi, tanques chineses Tipo 62, drones Bayraktar e outros sistemas avançados.
Panorama internacional
Mina inaugurada: Mali pode ser o principal produtor de lítio na África Ocidental

O que motivou o pacto?

Vários fatores impulsionaram a formação da Aliança do Sahel. Primeiro, a retirada das tropas do Ocidente da África, o que prejudica o controle dos EUA e da Europa sobre os recursos regionais. Também havia a ameaça iminente de intervenção militar da CEDEAO após o golpe no Níger.
Embora as forças ocidentais tenham sido oficialmente mobilizadas para combater o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) no Sahel, elas também buscaram explorar os ricos recursos da região. O Mali é o quarto maior produtor de ouro da África e possui reservas significativas de lítio. O Níger é o sétimo maior produtor mundial de urânio. Burkina Faso é abundante em ouro, cobre e terras aráveis.

Quais são as relações da Rússia com o trio?

Moscou está ativamente aprimorando as capacidades militares das nações do Sahel e fornecendo treinamento de pessoal. O embaixador Igor Gromyko observou que instrutores militares russos chegaram ao Níger em abril, e a Rússia está aumentando sua mobilização de especialistas em contraterrorismo em Burkina Faso.
A Rússia vai buscar desenvolver comércio mutuamente benéfico e cooperação econômica com esses países, acrescentou Gromyko.
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Comentar