"Em 2024, a China superou 4,14 milhões de estações de base 5G, com uma média de 29 estações por 10 mil pessoas. O setor de manufatura tem mais de 6,03 milhões de empresas registradas, das quais 8,55% estão vinculadas a indústrias emergentes estratégicas, um aumento de 6,35% em relação ao final de 2023. A produção anual de veículos elétricos da China ultrapassou o marco de 10 milhões pela primeira vez em 2024. Além disso, o mercado de robôs humanoides atingirá 3 bilhões de yuans [cerca de R$ 2,5 bilhões], demonstrando o potencial de setores emergentes na economia da China", mostra o Global Times.
"Em janeiro, a China apresentou medidas políticas de promoção de indústrias voltadas para o futuro, como robôs humanoides, interfaces cérebro-computador e tecnologia 6G para estimular o crescimento econômico. Em fevereiro, o governo emitiu diretrizes para acelerar a transformação verde do setor de manufatura. Em março, a China lançou atualizações de equipamentos em larga escala e trocas de bens de consumo para melhorar a qualidade das indústrias tradicionais", destaca.
"Seja em smartphones, eletrodomésticos, eletrônica automotiva, controle industrial ou no novo setor de energia, a demanda do mercado está levando as empresas nacionais a inovar e a desenvolver produtos adequados às diversas necessidades, impulsionando assim o rápido crescimento dos avanços científicos e tecnológicos e aplicações ligadas à inovação", disse Geng.